Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Android permite que seus usuários criem uma cópia de segurança dos arquivos e dados de seus celulares utilizando o Google Drive. Graças ao recurso, informações como o histórico de chamadas, contatos, configurações, e até mesmo os dados dos aplicativos instalados, podem ter seu próprio backup feito na nuvem.

Além de não exigir o uso de um computador ou de outro aplicativo para funcionar, a cópia de segurança do Android permite que o usuário recupere as informações salvas após formatar ou trocar de smartphone. No tutorial a seguir, veja como ativar e configurar o backup do Android no Google Drive.

Google Drive permite fazer backup de arquivos no Android (Foto: Divulgação/Google)Google Drive permite fazer backup de arquivos no Android (Foto: Divulgação/Google)

Google Drive permite fazer backup de arquivos no Android (Foto: Divulgação/Google)

Passo 1. Nas configurações do Android, acesse os ajustes relativos ao sistema.

Na tela de Configurações, busque pelos ajustes de Sistema (Foto: Fernando Telles/Techtudo)Na tela de Configurações, busque pelos ajustes de Sistema (Foto: Fernando Telles/Techtudo)

Na tela de Configurações, busque pelos ajustes de Sistema (Foto: Fernando Telles/Techtudo)

Passo 2. Entre em "Cópia de segurança". Note que, nesta tela, o próprio smartphone detalha quais dados serão salvos no backup. Para finalmente ativar a cópia de segurança, habilite a opção "Fazer Backup no Google Drive".

O smartphone detalhará quais dados serão salvos no backup (Foto: Fernando Telles/Techtudo)O smartphone detalhará quais dados serão salvos no backup (Foto: Fernando Telles/Techtudo)

O smartphone detalhará quais dados serão salvos no backup (Foto: Fernando Telles/Techtudo)

Passo 3. É possível que o smartphone pergunte em qual conta do serviço os arquivos devem ser salvos.

Habilite o backup e selecione a conta na qual ele deve ser salvo (Foto: Fernando Telles/Techtudo)Habilite o backup e selecione a conta na qual ele deve ser salvo (Foto: Fernando Telles/Techtudo)

Habilite o backup e selecione a conta na qual ele deve ser salvo (Foto: Fernando Telles/Techtudo)

Passo 4. Iniciado backup, você deve aguardar que o envio dos dados para a nuvem seja concluído. O tempo para a o término desta etapa dependerá exclusivamente da velocidade da sua internet, mas não é necessário se manter nesta tela, no entanto.

Após a conclusão do upload, a cópia de segurança do seu smartphone já estará salva em sua conta Google. Contudo, vale lembrar que, a depender do número de informações a serem copiadas, pode ser necessário liberar espaço no seu Google Drive.

Recuperando a cópia de segurança

Sempre que você restaura seu smartphone para os padrões de fábrica, o Android é capaz de recuperar a cópia de segurança automaticamente. Para isso, basta manter a opção "Recuperação automática" sempre ativada.

Passo 1. Acesse mais uma vez os ajustes relacionados à cópia de segurança. Em seguida, selecione a opção "Dados de apps". Certifique-se que a opção 'Restauração automática' está ativa. Desta forma, o backup recuperará os dados dos seus aplicativos automaticamente, restaurando-os para o estado anterior à sua exclusão.

Habilite a opção 'Restauração Automática' para os dados de aplicativos (Foto: Fernando Telles/Techtudo)Habilite a opção 'Restauração Automática' para os dados de aplicativos (Foto: Fernando Telles/Techtudo)

Habilite a opção 'Restauração Automática' para os dados de aplicativos (Foto: Fernando Telles/Techtudo)

A partir de agora, sempre que você restaurar o seu smartphone para os padrões de fábrica e inserir a sua conta Google, o smartphone questionará se você deseja recuperar os dados salvos ou configurá-lo como novo.

Como restaurar backups antigos do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.