Esqueceu a sua senha de usu?rio do Ubuntu? Isso pode acontecer com qualquer um. Felizmente, existe um modo de redefinir a senha usando o gerenciador de boot do Ubuntu, at? mesmo se voc? tiver esquecido o seu nome de usu?rio. Veja como fazer neste r?pido passo a passo do sistema operacional.

Como instalar o Webmin no Ubuntu

Descubra como redefinir uma senha esquecida no Ubuntu (Foto: Divulga??o/Canonical)


Passo 1. Ligue o computador e aguarde aparecer o menu do gerenciador de boot GRUB;

Passo 2. Se o menu do GRUB n?o aparecer, experimente pressionar e segurar a tecla Shift depois que apertar o bot?o ?Power? para ligar o computador;

Passo 3. No menu do GRUB, use as teclas de dire??o e v? at? a op??o ?Advanced Options for Ubuntu? ou ?Op??es avan?adas para Ubuntu? e ent?o tecle enter;

Acessando as op??es de boot do Grub (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela que ser? exibida, selecione uma das op??es de boot que possui ?recovery mode? no final do nome e tecle enter;

Selecionando uma op??o com "recovery mode" (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 5. Quando aparecer a tela do ?Menu de recupera??o?,?use as teclas de dire??o e v? at? a op??o ?root- Drop to root shell prompt? ou ?root- Desistir e ir para terminal em modo root? e pressione enter. Com isso, voc? ver? o prompt de comando no final da tela:

Selecionando a op??o com ?root Desistir e ir para terminal em modo root? (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 6. Digite o comando a seguir e tecle enter, para montar o sistema de arquivos com permiss?o de leitura e escrita;?

mount -o rw,remount/

Passo 7. Caso voc? n?o se lembre do nome de usu?rio, para descobrir, digite o comando ls /home e tecle enter:

Descobrindo o nome dos usu?rios do sistema (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 8. Para alterar a senha do usu?rio, use o comando passwd NOME_USUARIO, substituindo NOME_USUARIO pelo seu nome de usu?rio. Quando for pedido, digite uma nova senha e tecle enter.

Depois confirme essa senha, digitando-a novamente e teclando enter. No final, ser? exibida a mensagem ?passwd: password updated successfully? ou ?passwd: senha atualizada com sucesso?, confirmando que a senha de usu?rio foi redefinida com ?xito;

Alterando a senha do usu?rio no sistema (
... Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 9. Por fim, execute o comando exit para voltar ao ?Menu de recupera??o? e nele, selecione e tecle enter na op??o ?resume Resume normal boot? ou ?resume Continuar inicializa??o normal?, para sair do modo de recupera??o.

Finalizando e reiniciando o sistema (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Pronto! Quando o sistema iniciar novamente, voc? j? poder? usar a sua nova senha e acessar o sistema normalmente.

Qual a melhor vers?o de Ubuntu? Comente no F?rum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.