O Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira, do Governo Federal, disponibiliza de graça filmes clássicos do cinema nacional para assistir online e baixar. O acervo tem mais de 300 títulos completos, entre curtas e longas-metragens de diversos gêneros e diretores, em preto e branco e coloridos. O mais antigo é datado em 1910. Todos os filmes do catálogo estão disponíveis para download e foram reunidos pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria do Audiovisual.

Entre as opções estão filmes como "O Homem de Sputnik" (1959) e "O Cangaceiro" (1953), além da participação de atores como Oscarito, Grande Otelo, Mazzaropi, Tônia Carrero e outros ícones do cinema brasileiro. O site também disponibiliza mais de dois mil cartazes das produções, antigas reportagens e novelas da extinta TV Tupi e roteiros de telejornais do passado.

Confira no passo a passo a seguir como ver filmes brasileiros no Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira.

Passo 1. Acesse o site do Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira (http://www.bcc.org.br/) e clique na opção “Filmes”, no menu da lateral esquerda;

Acesse o Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira para ver filmes nacionais por streaming de graça (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 2. É possível escolher entre quatro subdivisões: “Atlântida”, com filmes produzidos pela Atlântida Cinematográfica; “Vera Cruz”, com produções da Compan

... hia Cinematográfica Vera Cruz; “Silenciosos”, com filmes da época do cinema mudo; e “Ince”, com películas do Instituto Nacional do Cinema Educativo;

Escolhe entre produtoras diferentes para ver filmes antigos no site da Cinemateca Brasileira (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 3. Assim que abrir uma seção, clique sobre o filme que deseja assistir;

Catálogo de filmes da Cinemateca Brasileira com filmes disponíveis para assistir onine (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 4. Clique sobre o botão de Play para assistir ao filme;

Assista a clássicos do cinema nacional gratuitamente no site da Cinemateca Brasileira (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 5. Role a tela para baixo para ver a ficha técnica do filme;

Ficha técnica do filme "Candinho" no site da Cinemateca Brasileira (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 6. Para baixar o filme, clique no ícone de download no player ou sobre o botão “Apple iTunes MP4", localizado logo abaixo do vídeo. O filme será baixado no formato .mp4 e exibirá uma marca da Cinemateca Brasileira no canto inferior direito da imagem;

Baixe clássicos do cinema nacional gratuitamente (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 7. Para assistir ao filme em uma nova aba do navegador, escolha a opção "Open Format OGG";

Assista ao filme em uma aba separada no navegador (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 8. Para pesquisar um item no catálogo do site, digite o título ou o ano de produção e clique em “Aplicar”. Na opção “Pesquisa avançada” você poderá inserir outros termos, como nome dos diretores, roteiristas e produtores;

Pesquise títulos no catálogo da Cinemateca Brasileira (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 9. No menu lateral está disponibilizado o acesso aos cartazes dos filmes, fotos das produções, e registros da TV Tupi, como novelas, reportagens e roteiros de telejornais.

Assista a novelas, reportagens e telejornais da TV Tupi no site da Cinemateca Brasileira (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Aproveite a dica e assista a clássicos do cinema brasileiro online e grátis.

Vídeo trava, apesar de estar carregado. O que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.