Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Assistir campeonatos de esports, de uma forma geral, pode ser uma tarefa bastante complicada. Cada jogo possui suas próprias particularidades, e é inegável que Street Fighter V também tem suas próprias características. Confira a rápida explicação sobre como funcionam as barras, os golpes e, claro, o que os jogadores pensam na hora de lutar.

Entendendo o básico - golpes e espaço

Primeiro de tudo: cada personagem pode executar um bom número de golpes distintos, mas o que você precisa perceber é que alguns golpes tem um alcance maior e demoram mais para ser executados do que outros. Você eventualmente vai ver alguns chutes e socos mais rápidos, outros mais lentos, uns que vão mais longe, outros que são curtos, e essa é a principal característica dos golpes que deve ser observada.

Uma vez que cada golpe tem um alcance próprio e demora um tempo certo para ser completamente executado, o que mais acontece em lutas entre profissionais é vê-los punindo os golpes equivocados de seus oponentes, que consta em golpear um adversário desprotegido após este erro. Essa movimentação, onde um testa o outro entrando e saindo do alcance de seus golpes, se chama footsies, e é um das aspectos chave das partidas de Street Fighter.

Abaixo você pode conferir um round em que apenas são utilizados golpes normais. Repare como tanto Ryu quanto Ken buscam encaixar golpes utilizando o alcance máximo deles. E a predominância de chutes ao invés de socos não é à toa, uma vez que eles costumam ter um alcance bem maior.

Além dos golpes, o espaço ocupado nas partidas de Street Fighter é uma das coisas que mais se deve prestar atenção, pois normalmente é ele quem determina o vencedor. Um jogador que sabe controlar o espaço da luta tem vantagem por poder ditar o ritmo da partida, podendo colocar o seu oponente no corner e punindo-o quando ele tentar algum golpe arriscado.

Entendendo um pouco mais: uso das barras

Confira quais são as barras existentes no HUD de Street Fighter V. (Foto: Foto: Divulgação/Capcom)Confira quais são as barras existentes no HUD de Street Fighter V. (Foto: Foto: Divulgação/Capcom)

Confira quais são as barras existentes no HUD de Street Fighter V. (Foto: Foto: Divulgação/Capcom)

É sempre bom explicar como funcionam as barras em Street Fighter V, pois elas são o principal recurso que os jogadores tem para vencer. Tanto para garantir uma vitória tranquila quanto para se recuperar de uma derrota iminente, as barras são de vital importância para o jogo.

• Barra de Critical Art: É composta por três barras e é preenchida ao sofrer ou causar dano. Com elas é possível tornar um golpe especial mais forte e/ou mais rápido (gasta uma barra) ou utilizar um golpe extremamente poderoso, chamado Critical Art (gasta as três barras). A barra de CA permanece preenchida de um round a outro.

• V-Gauge: Pode ser composta por duas ou três barras e é preenchida ao se utilizar uma habilidade específica (V-Skill), ao se defender um golpe ou ao sofrer dano. Ela permite afastar o oponente (habilidade chamada V-Reversal, gasta uma barra) e pode dar uma habilidade específica ou aprimorar o personagem de forma generalizada (habilidade chamada V-Trigger, gasta a barra completamente). A V-Gauge­ é zerada de um round para outro.

• Barra de Atordoamento: Também conhecida como Barra de Stun, é uma barra única, que é preenchida conforme se toma dano. Ao ser completada, deixa o jogador atordoado e completamente aberto a ataques.

Barras: para que elas servem?

A importância dessas barras está no fato de que são recursos que devem ser administrados ao longo da partida. A barra de CA e a barra de V-Trigger, por exemplo, tendem a mudar a forma como um jogador aborda a luta, pois aumentam o leque de possibilidades tanto no ataque quanto na defesa. Já a barra de Stun acaba sendo um recurso interessante para o oponente – afinal, ver um jogador com a barra de Stun quase cheia é um verdadeiro chamariz para jogadas agressivas.

Você não precisa saber exatamente o que cada barra faz, mas tem que saber que elas aumentam as possibilidades do personagem - e isso, por si só, é o bastante para que um jogador mude a forma como está abordando a luta.

Abaixo você pode ver um outro round de Ryu vs. Ken, onde os ataques especiais e as barras ganham destaque. Perceba como:

  1. Ficar no corner facilitou que o Ken colocasse pressão e deixasse o Ryu em Stun;
  2. O uso de V-Trigger aprimorou os Hadoukens do Ryu;
  3. O Ken começou a jogar de forma mais fechada quando viu que corria o risco de tomar uma Critical Art.

E pra finalizar, a dica mais importante é: Street Fighter não é um jogo de golpes, é um luta por espaço. Ainda que combos e hadoukens sejam estilosos, o que faz alguém ganhar é saber controlar o espaço adequadamente. Quando os jogadores andam pra frente e pra trás dando golpes no vento, é porque eles estão tentando defender seu espaço e conquistar o do adversário, é por isso que quem fica no corner está em pior posição, etc.

E onde se pode assistir partidas de alto nível?

Acompanhando a Capcom Pro Tour. Também chamado de CPT, esse é um circuito internacional composto por diversos torneios ao redor do mundo, e todos os grandes jogadores de Street Fighter V competem nele.

A CPT também envolve o Brasil. Três torneios nacionais irão compor a Capcom Pro Tour em 2018: o Fight in Rio, JAM Festival e o Treta, que acontecerão no meio do ano. Além deles, também temos grandes jogadores brasileiros competindo, como Keoma Pacheco, Paulo “Pauloweb” Junior, Renato “Didimokof” Martins, Renan “Stunner” Furtado e Thomas “Brolynho” Proença. Os campeonatos que compõem a CPT acontecem semanalmente.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.