O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, rebateu as acusações de que o aplicativo da rede social use o microfone do celular para escutar as conversas dos usuários. Ele falava a senadores dos Estados Unidos quando foi questionado sobre o tema por Gary Peters. Zuckerberg alegou que as acusações são uma “teoria da conspiração”.

Esta não é a primeira vez que a rede social rejeita a hipótese de espionar internautas por meio do smartphone. O vice-presidente de publicidade, Rob Goldman, também havia negado a informação. Zuckerberg participa de audiências no Congresso dos EUA por causa do escândalo do Cambridge Analytica.

No passado, Zuckerberg ganhou os holofotes por cobrir a webcam do notebook com fita adesiva (Foto: Reprodução/Instagram (@zuck))

A acusação de espionagem não é recente. Rumores apontam que após instalado, o aplicativo grava o áudio pelo microfone do celular, sendo utilizado para publicidade. Dessa forma, após conversas ou reprodução de programas de TV, rádio, entre outros, próximo ao smartphone, a rede social passa a apresentar anúncios relacionados a esses conteúdos.

Segundo Mark Zuckerberg, o Facebook permite que usuários gravem vídeos nos seus celulares e compartilhem em seguida, e, por isso, tem acesso ao microfone do smartphone. “Vídeos possuem áudio”, explica, “enquanto você está gravando um vídeo, gravamos o áudio, e usamos isso para trazer um serviço melhor e ter certeza de que ele estará disponível”.

... tudo">

Coleta de dados no Facebook Messenger

Em março, o Facebook foi acusado de rastrear mensagens de texto pelo Messenger para Android. A descoberta foi feita por um usuário da rede social, que notou uma lista de ligações e mensagens enviadas por dois anos pelo seu celular, incluindo o horário, os dados do contato e se a chamada foi feita ou recebida, na cópia dos seus dados.

Após o escândalo, o Facebook anunciou mudanças para reduzir a coleta dessas informações. De acordo com a rede social, serão apenas salvos dados necessários para a ferramenta de sugestão de amigos. Outras alterações também foram anunciadas, como melhorias nas configurações de privacidade.

Facebook: como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.

Com informações: The Verge, TechCrunch e Engadget



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.