Os motoristas já podem usar a versão eletrônica da Carteira Nacional da Habilitação: a CNH Digital. Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo está disponível em celulares iPhone (iOS) e com o sistema Android. Para utilizar o recurso, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. O procedimento é relativamente simples, mas requer autenticações emitidas pelo Detran.

Com uso do sistema QR Code (códigos de barras escaneáveis), o acesso ao documento não requer o uso de Internet e pode ser feito por meio da aplicação Lince, também criada pelo Serpro. Esse é o primeiro documento de identificação civil com representação digital. O recurso está disponível desde fevereiro de 2018.

CNH Digital substitui o uso da versão impressa do documento (Foto: Divulgação/Portal de Serviços Denatran)

Como obter a CNH Digital

O serviço virtual da CNH só pode ser solicitado por quem teve a carteira emitida a partir de maio de 2017. Apenas os documentos impressos nessa data em diante passaram a ter o QR Code, tecnologia usada no app. Os motoristas também precisam do certificado digital, caso desejem obter o CNH digital sem sair de casa. Quem desejar ter o comprovante, deve ir ao Detran responsável pela expedição da CNH.

Depois, basta acessar o Portal de Serviços do Denatran e ir em "Cadastro", preencher os dados solicitados e ativar o serviço, a partir de um código de autenticação enviado por e-mail. Ao entrar pela primeira vez no CNH Digital será necessá

... rio esse código, além da criação de um senha com quatro dígitos. Quem tiver dúvidas, pode assistir às instruções sobre a CNH Digital em "Tutorial", na página inicial do site.

Página virtaul do Denatran para iniciar o processo de cadastro da carteira de motorista digital (Foto: Reprodução/Mirella Stivani)

Para CNH sem QR Code

Carteiras emitidas antes de maio de 2017 não têm QR Code e, portanto, os condutores precisam pedir uma segunda via do documento. Para isso, devem ir ao Detran, solicitar uma nova cópia e atualizar número de celular e endereço de e-mail. Assim que a CNH estiver impressa, basta seguir os passos de autenticação. Com todas as exigências cumpridas, a carteira de motorista passa a valer também pelo celular.

Certificado Digital

Não é obrigatório ter o certificado digital para obter a CNH Digital. Porém, para o processo ser realizado pela Internet sem comparecer ao Detran, é necessário tê-lo. Os usuários interessados em tirar o próprio certificado digital devem se encaminhar ao Detran responsável pela sua carteira para a validação de dois dados: número da CNH e número do telefone celular. Esse serviço é pago.

Por outro lado, para aqueles que já possuem a declaração, o processo pode ser feito todo digitalmente.

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.