Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Desativar o teclado integrado do notebook com Windows pode ser útil em algumas situações. A principal delas é para o uso de periféricos externos, via USB, ou quando o dispositivo está com problemas. Para realizar o procedimento é necessário atualizar o driver do teclado e instalar um software incompatível, que faz com que o dispositivo pare de funcionar. A desativação do teclado não é tão simples quanto a da webcam, por exemplo, pois o sistema operacional considera o equipamento importante e impede a ação.

Confira, no passo a passo a seguir, como desativar o teclado integrado do notebook. O processo foi feito no Windows 10, mas as dicas também valem para usuários de versões anteriores do sistema da Microsoft.

Saiba como desativar o teclado do seu notebook (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)Saiba como desativar o teclado do seu notebook (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Saiba como desativar o teclado do seu notebook (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Passo 1. Abra o "Gerenciador de Dispositivos". Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar e, no menu que aparece, clique em "Gerenciador de Dispositivos";

Acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, expanda a categoria "Teclados" e clique com o botão direito do mouse sobre o modelo do teclado integrado ao notebook. Em seguida, selecione "Atualizar Driver";

Abra o assistente de atualização de driver do computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o assistente de atualização de driver do computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o assistente de atualização de driver do computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na janela de atualização de driver, clique em "Procurar software de driver no computador";

Instale um driver a patir do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Instale um driver a patir do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Instale um driver a patir do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na sequência, vá em "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador";

Abra a lista de drivers disponíveis no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra a lista de drivers disponíveis no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra a lista de drivers disponíveis no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Desmarque a opção "Mostrar hardware compatível" e, na lista abaixo, selecione um modelo de teclado qualquer. A ideia é instalar um driver incompatível para que o componente pare de funcionar;

Escolha um driver qualquer no computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Escolha um driver qualquer no computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Escolha um driver qualquer no computador Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Uma mensagem de alerta será exibida. Clique em "Sim" para confirmar;

Confirme a instalação do driver incompatível no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Confirme a instalação do driver incompatível no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Confirme a instalação do driver incompatível no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Por fim, clique em "Fechar" e reinicie o computador. Após a ação, o teclado integrado do seu notebook deve parar de funcionar.

Finalize a instalação e reinicie o PC com Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Finalize a instalação e reinicie o PC com Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalize a instalação e reinicie o PC com Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como reativar

Passo 1. Caso queira reativar o teclado do seu notebook, volte ao "Gerenciador de Dispositivos", clique com o botão direito sobre o teclado e vá em "Atualizar driver";

Abra o assistente de atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o assistente de atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o assistente de atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Dessa vez, clique em "Pesquisar automaticamente o software de driver atualizado";

Reinstale o driver correto no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Reinstale o driver correto no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Reinstale o driver correto no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora é só aguardar até que o Windows reinstale o driver compatível para o teclado voltar a funcionar. Por fim, clique em "Fechar".

Finalizando atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Finalizando atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalizando atualização de driver no Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Aproveite as dicas para desativar o teclado integrado do seu notebook Windows quando precisar.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.