Usuários do Windows 10 podem enfrentar um problema que impede o desligamento completo do notebook ou PC pela opção “Desligar” do sistema ou pelo botão físico de energia. Há casos em que a falha é causada por um recurso nativo do software, que usa uma forma diferente de hibernação para acelerar a posterior inicialização – assim, o computador não desliga de fato. Em máquinas mais antigas, a função pode causar um erro, impedindo o desligamento total. O aparelho aquece demais e o consumo de bateria também aumenta.

O TechTudo separou três dicas de contornar o recurso de inicialização rápida do Windows 10 e voltar a desligar o notebook normalmente, tanto no botão liga/desliga, quanto na opção "Desligar" do sistema.

Faça um reset

Em computadores com Windows 10 atualizado, o sistema só efetua o desligamento real na opção “Reiniciar” do menu de energia, eliminando completamente os arquivos da memória RAM. Se o seu propósito for apenas limpar o PC após um longo tempo de uso para recuperar desempenho, a única mudança necessária é comportamental. Para isso, siga usando a função “Desligar” no dia a dia. Caso precise reestabelecer a velocidade de abertura de apps pesados, por exemplo, recorra ao reset.

Reinicie o PC para executar um desligamento total (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use um comando no prompt

Apesar de não executar desligamento real na função “Desligar” do menu, o Windows 10 continua com o funcionamento antigo ao rodar a instrução “shut down” no prompt de comando. Veja como usar:

Passo

... 1. Abra o prompt de comando no computador;

Acesse o prompt de comando no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite o comando "shutdown /s /f /t 0", sem as aspas e respeitando os espaços, e tecle “Enter”.

Use o comando shutdown para forçar o desligamento do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para facilitar o uso do comando no dia a dia, é possível também criar um atalho na área de trabalho. Assim, será possível desligar totalmente o computador com um clique.

Desative a Inicialização Rápida

Se o Fast Startup do Windows 10 estiver interferindo no funcionamento do computador, é possível desabilitar a função para tentar resolver o problema. Recorra à alternativa quando o PC se recusar a desligar por completo e mantiver a luz de atividade acesa.

Passo 1. Busque pelo Painel de Controle no Menu Iniciar e clique para acessar;

Acesse o antigo Painel de Controle no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Pesquise por ”Energia” no campo de buscas e selecione a opção “Alterar o funcionamento dos botões de energia”;

Acesse as configurações dos botões de energia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Configure a opção “Desligar” para o botão liga/desliga do computador. Em seguida, clique em “Alterar configurações não disponíveis no momento”. Para ter acesso à opção avançada é preciso ter uma conta de administrador do computador;

Habilite as funções avançadas de energia do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Desmarque a opção “Inicialização rápida” e clique em “Salvar alterações”.

Desabilite a inicialização rápida do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se o procedimento acima não surtir efeito, é importante atualizar os drivers do computador e, em último caso, reinstalar o Windows do zero.

Vale a pena fazer download do Windows 10? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.