A AMD anunciou, na última semana, duas APUs voltadas para o mercado de entrada: as Ryzen 3 2200GE e Ryzen 5 2400GE. Os modelos, que são opções de baixo consumo, usam os avanços de performance e consumo introduzidos pela AMD com a segunda geração dos Ryzen. As novidades atingem velocidades próximas da casa dos 4 GHz e oferecem processamento gráfico integrado com tecnologia Vega.

Ainda não há confirmação de preço e nem data de lançamento das APUs. Porém, espera-se que o valor fique na casa dos R$ 600 para a Ryzen 5 2400GE, que é mais potente.

Mais eficientes, Ryzen 5 2400GE e Ryzen 3 2200GE são as novas APUs da AMD (Foto: Divulgação/AMD)

Ambos os processadores presentes nas APUs são quad-core. O Ryzen 3 2200GE atinge velocidades a partir de 3.2 GHz e podem bater a casa dos 3.6 GHz no modo tubo. A placa de vídeo integrada é uma GPU com arquitetura Vega da AMD, dotada de oito núcleos de processamento gráfico e rodando a 1.100 MHz. Além dessas especificações, o Ryzen 3 2200GE usa tecnologia SMT da AMD, similar ao Hyper Threading da Intel, que permite ao processador trabalhar com oito instruções simultâneas, mesmo que tenha apenas quatro núcleos.

O Ryzen 5 2400GE também oferece a tecnologia SMT com suporte a oito instruções simultâneas, promete vantagem nos gráficos e na velocidade bruta. O processador pode funcionar a velocidades que oscilam de 3.2 a 3.8 GHz, e sua placa de vídeo tem 11 núcleos de processamento com 1.250 MHz de clock.

...

AMD lança Ryzen 3 2200GE e 5 2400GE, APUs destinadas para PCs baratos (Foto: Divulgação/AMD)

As duas APUs são direcionadas para gastar menos energia e gerar menos calor. Por conta disso, a TDP dos dois novos modelos fica em apenas 35 Watts, praticamente metade dos 65 Watts de TDP encontrados em outras APUs Ryzen lançadas pela AMD até o momento.

A marca não divulgou uma data e nem revelou preços, mas é possível estimar o custo das APUs. A Ryzen 5 2400G – na qual a nova 2400GE é baseada – por exemplo, é vendida no Brasil por R$ 689.

Qual processador é melhor? Confira dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.