Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Adobe Premiere é um dos programas de edição mais utilizados para vídeos e pode servir como um prático conversor de formatos de mídias, dentre as compatíveis com o programa. É possível transformar um AVI, que é mais pesado, em um MP4, que costuma ser um formato mais leve para publicações de vídeos em redes sociais. Além disso, há dezenas de outros tipos compatíveis, como Windows Media, QuickTime e MPEG. O usuário pode até exportar o conteúdo em formato de GIF animado ou salvar apenas o áudio em MP3. Tudo isso pode ser feito com poucos cliques no editor. Quer conhecer os truques? Confira o passo a passo neste tutorial testado no Adobe Premiere Pro CC.

Confira como usar o editor Adobe Premiere para converter formatos de vídeos (Foto: Foto: Divulgação/Adobe)Confira como usar o editor Adobe Premiere para converter formatos de vídeos (Foto: Foto: Divulgação/Adobe)

Confira como usar o editor Adobe Premiere para converter formatos de vídeos (Foto: Foto: Divulgação/Adobe)

Passo 1. Abra o Adobe Premiere no seu computador. Em seguida é necessário adicionar o vídeo na edição. Para isso, certifique-se primeiro de que você esteja na aba de "Edição", conforme indica a imagem abaixo. Depois, vá em "Arquivo", no canto superior esquerdo da tela, e selecione "Importar";

Importe o vídeo para o Adobe Premiere no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Importe o vídeo para o Adobe Premiere no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Importe o vídeo para o Adobe Premiere no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre o vídeo que deseja converter no seu computador e confirme em "Abrir". Nesse exemplo, utilizamos uma mídia em MP4;

Encontre o vídeo para converter no Adobe Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre o vídeo para converter no Adobe Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre o vídeo para converter no Adobe Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O vídeo aparecerá na aba de "Projetos". Em seguida, é necessário arrastar o conteúdo para a linha do tempo, normalmente localizada à direita da tela. Note que o vídeo aparecerá no preview, no topo. Vale lembrar que a localização de cada janela pode mudar conforme o layout escolhido por você no seu PC. Nesse teste foi utilizado o layout padrão do Premiere, sem personalizações;

Arraste o vídeo para a linha do tempo do Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Arraste o vídeo para a linha do tempo do Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Arraste o vídeo para a linha do tempo do Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Agora, para converter o documento em outro formato, vá novamente em "Arquivo" e selecione "Exportar". No menu que abrirá ao lado, acesse a opção "Mídia";

Agora é necessário exportar o vídeo para converter no Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Agora é necessário exportar o vídeo para converter no Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora é necessário exportar o vídeo para converter no Premiere (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Será aberta uma nova aba para a exportação do vídeo, ou seja, salvá-lo no novo formato. Para isso encontre o item de "Formato" e clique para visualizar todos os tipos compatíveis. Nesse teste vamos usar o AVI;

Escolha o formato para salvar o novo vídeo no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha o formato para salvar o novo vídeo no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Escolha o formato para salvar o novo vídeo no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Em "Predefinição" selecione "Personalizado". Em seguida encontre a aba de "Vídeo" e personalize as definições. Em "Codec de vídeo" selecione "None". Essa configuração é necessária para que tudo ocorra bem e o arquivo final fique nas mesmas dimensões que o vídeo original. Para ajustar de forma simplificada, encontre a aba de "Escala de Origem", no topo esquerdo, e selecione "Alterar tamanho de saída em correspondência com a origem". Confirme em "Exportar".

Faça ajustes rápidos e exporte o vídeo no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça ajustes rápidos e exporte o vídeo no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Faça ajustes rápidos e exporte o vídeo no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que, se você tiver conhecimentos técnicos mais avançados, poderá ajustar as dimensões e codecs manualmente no projeto conforme a proporção desejada do vídeo;

Passo 7. Agora basta aguardar. O resultado será salvo com um novo formato de vídeo. Note que o primeiro teste estava em MP4 e o segundo vídeo está em AVI.

Vídeo será salvo convertido no novo formato (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Vídeo será salvo convertido no novo formato (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vídeo será salvo convertido no novo formato (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Erro ao renderizar vídeo no Premiere: como resolver? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas

Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.