Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O MacBook, por padrão, emite um som de inicialização sempre que o computador é ligado ou reiniciado. Esse barulho, no entanto, pode incomodar usuários que precisam usar o notebook em locais de silêncio como salas de aula ou bibliotecas. Se este é o seu caso, saiba que, felizmente, existem duas formas simples de evitar o alerta de início do laptop da Apple. Confira, no tutorial a seguir, como desativar o som de inicialização do Mac de forma temporária ou definitiva. Saiba, também, como reativar o som, caso mude de ideia.

Veja como silenciar o som de início do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Veja como silenciar o som de início do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Veja como silenciar o som de início do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como desativar temporariamente

Vale mencionar que ambas as soluções dessa seção desativam o som de inicialização do Mac apenas temporariamente. Ou seja, caso você habilite o som do seu notebook para ouvir música, por exemplo, e esqueça de deixá-lo no modo mudo antes de desligá-lo, o Mac emitirá o som ao ser ligado na próxima vez.

Passo 1. Antes de reiniciar o Mac, basta desativar o som. Para isso, pressione a tecla "Mute" (F10), no teclado do seu MacBook;

Desative o som do seu Mac pelo teclado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desative o som do seu Mac pelo teclado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative o som do seu Mac pelo teclado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso o modelo do seu Mac não possua a tecla indicada, basta clicar sobre o ícone de som, na barra superior à esquerda do relógio, e deslizar o botão até o final da barra.

Desligando o som do Mac pelas configurações de volume (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desligando o som do Mac pelas configurações de volume (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desligando o som do Mac pelas configurações de volume (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como desativar definitivamente

Passo 1. Abra o "Terminal" do macOS. Para isso, pressione "command + barra de espaço" para abrir a busca do Spotlight e digite "terminal";

Abra o Terminal do macOS para desativar o som de inicialização do Macbook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o Terminal do macOS para desativar o som de inicialização do Macbook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o Terminal do macOS para desativar o som de inicialização do Macbook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Terminal, cole o comando "sudo nvram SystemAudioVolume=%80" (sem as aspas) e pressione Enter. Por fim, entre com a sua senha para mudar as configurações de volume.

Entre com o comando indicado no Terminal para desativar som de inicialização do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Entre com o comando indicado no Terminal para desativar som de inicialização do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Entre com o comando indicado no Terminal para desativar som de inicialização do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Comandos alternativos

Caso o comando anterior não funcione, você pode tentar uma das opções abaixo:

  • sudo nvram SystemAudioVolume=%01
  • sudo nvram SystemAudioVolume=%00
  • sudo nvram SystemAudioVolume=" "

Como desfazer

Para reativar o som de inicialização do Mac, basta voltar ao Terminal, entrar com o comando "sudo nvram -d SystemAudioVolume" (sem aspas) e digitar a sua senha.

Reativando o som de início do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Reativando o som de início do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Reativando o som de início do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Com essas dicas, você poderá ligar e reiniciar o seu Mac sem o som de inicialização típico dos computadores da Apple.

Vale a pena comprar um Macbook Pro para rodar Windows? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Como passar as fotos do iPhone para PC e Mac

Como passar as fotos do iPhone para PC e Mac

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.