A Biblioteca Nacional (BN) disponibiliza gratuitamente na web parte do acervo em formato digital. Com obras literárias e jornais antigos, a coletânea tem títulos em domínio público e produções autorizadas pelos autores. O site funciona como ferramenta de pesquisa para historiadores, estudantes, jornalistas e outros profissionais que precisam de registros antigos ou livros clássicos e pode ser acessado em computadores com Windows, macOS e Linux.

A Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional é uma seção para periódicos e revistas que permite pesquisas por termos específicos. Com a ferramenta de busca é possível consultar edições antigas que contenham essas palavras-chave. O uso não-comercial dos registros oferecidos pela memória BN é gratuito. No entanto, a utilização para fins comerciais devem passar por autorizações e tarifas definidas pelo órgão.

Tutorial mostra como acessar, fazer pesquisas e navegar em jornais antigos no acervo digital da Biblioteca Nacional (Foto: Reprodução/Eduardo Manhães)

Confira no tutorial abaixo como pesquisar por edições de jornais antigos no acervo digital da Biblioteca Nacional.

Passo 1. Acesse o site da Biblioteca Nacional Digital (http://bndigital.bn.gov.br/) para consultar o acervo. Neste exemplo, utilizaremos o catálogo "Hemeroteca Digital", com edições

... antigas de jornais do Brasil;

Acesse o catálogo hemeroteca digital da Biblioteca Nacional pelo computador (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Digite o nome do jornal desejado e toque no resultado correspondente oferecido pelo site;

Defina o jornal a ser pesquisado no acervo digital da Biblioteca Nacional (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Defina o período da busca e o termo que deseja encontrar em edições do jornal. Em seguida, clique em "Pesquisar";

Inicie uma pesquisa por termo em um jornal no catálogo digital da Biblioteca Nacional (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Em seguida, você será redirecionado para a página de resultados de pesquisa. O termo utilizado na busca aparecerá marcado em verde. Para verificar outros resultados, clique nas setas ao lado da opção "Ocorrências";

Tela de resultado de pesquisa do site com o acerco digital da Biblioteca Nacional (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Além de ler os títulos do acervo, é possível compartilhar nas redes sociais e no e-mail a partir do leitor. Assim como em uma plataforma de livros digitais, a visualização permite ampliar ou reduzir o texto, usar o modo de tela cheia, tela preenchida pela largura, tela preenchida pela altura, modo tamanho original, página dupla e múltiplas páginas. As opções estão destacadas abaixo.

Opções para compartilhar e ferramentas de visualização da ferramenta de textos do acervo digital da Biblioteca Nacional (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use a dica para aproveitar o acervo de jornais em pesquisas sobre fatos antigos do país com a hemeroteca da Biblioteca Nacional.

Leitor de livros eletrônico vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.