A Capcom Pro Tour é o circuito profissional da série Street Fighter e se tornou a liga mais importante para os jogos de luta e seus atletas no mundo dos esports. Desde a sua criação em 2014, já foram disputadas mais de 250 etapas em torneios presenciais e online ao redor de todo o mundo nos jogos Ultra Street Fighter IV (2014 e 2015) e Street Fighter V (2016 em diante).

Ainda que Yusuke Momochi, Ryota "Kazunoko" Inoue, Du "NuckleDu" Dang e Saul "MenaRD" Segundo sejam os nomes mais lembrados por conta de seus títulos anuais via Capcom Cup, somente um destes figura entre os 10 maiores vencedores da CPT. Hora de conhecê-los: saiba ainda quais foram suas escolhas de personagens e os principais torneios que os consagraram.

10º Problem X: 7 vitórias (2 Premiers)

Problem X foi um dos maiores vencedores de 2017 com M. Bison. No Street Grand Battle, ele chegava na sua 3ª vitória no ano (Foto: Divulgação/Capcom)

Ainda que Benjamin "Problem X" Simon seja conhecido no circuito desde 2014 por sua C. Viper, foi somente em SFV que o britânico assumiu a posição de destaque em campeonatos europeus com a escolha de Bison em sua grande maioria dos torneios, aparecendo com Birdie num de seus títulos. Ele venceu cinco etapas regionais no ano passado, inclusive as finais europeias na Milan Games Week e a EGX 2017 como eventos premier.

...

9º Punk: 7 vitórias (3 Premiers)

Punk foi uma das maiores surpresas de 2017. Aqui ele é premiado nas finais regionais da América do Norte (Foto: Divulgação/Capcom)

Victor "Punk" Woodley é o norte-americano que ficou conhecido por saber provocar oponentes sem deixar a qualidade de suas partidas cair de nível. Ele é temido por sua Karin punidora, mas ainda conseguiu revezar entre Cammy, Nash e Urien em sete vitórias na CPT, todas em 2017. Os maiores torneios vencidos por Punk: NorCal Regionals, DreamHack Austin e o Red Bull Battle Grounds, este último que serviu como etapa regional final para a América do Norte.

8º Bonchan: 7 vitórias (3 Premiers)

Bonchan, em sua vitória no Ultra Hyakkishu Cup em 2015 (Foto: Divulgação/Capcom)

O japonês Masato "Bonchan" Takahashi ficou conhecido por sua exímia atuação com Sagat em USFIV e agora é considerado um dos últimos - e melhores - jogadores de Nash, ignorando até mesmo a gradativa redução de força do personagem em atualizações de rebalanceamento para SFV. Depois de protagonizar nos eventos de 2014 e 2015, Bonchan passou o ano de 2016 em branco, mas voltou a vencer três etapas do ano passado. Na sua conta, estão o SoCal Regionals 2015, a Ultra Hyakkishu Cup e o Battle Arena Melbourne 9 como torneios de maior prestígio.

7º Tokido: 8 vitórias (6 Premiers)

Tokido, em sua consagrada vitória na EVO 2017, parte do circuito Capcom Pro Tour (Foto: Divulgação/Capcom)

É evidente que Hajime "Tokido" Taniguchi é um dos melhores jogadores da história de Street Fighter. Nos cinco anos de CPT, Tokido venceu pelo menos uma etapa por ano, inclusive já levou duas de cinco etapas disputadas neste ano. Embora o lutador Akuma tenha sido sua maior escolha nestes anos, a 1ª temporada de SFV (2016) ainda não possuia o personagem, o que fez Tokido jogar com Ryu e vencer dois premieres com o protagonista mesmo assim. Suas maiores conquistas são: a Canada Cup 2015, CEO 2016, SEAM 2016 e 2017, o NorCal Regionals 2018 e claro, a EVO 2017. Sendo assim, Tokido mantém o recorde de títulos de etapas premier com seis vitórias.

6º NuckleDu: 10 vitórias (4 Premiers)

O jovem "NuckleDu" em maior vitória de sua carreira: Capcom Cup 2016 (Foto: Reprodução/Capcom)

É impossível não associar Du "NuckleDu" Dang ao hall de vitoriosos em Street Fighter V. No início, o norte-americano investiu pesado em Rainbow Mika e alternou entre Nash e Birdie em certos eventos, mas foi a partir da épica vitória na Capcom Cup 2016 que vimos seu Guile brilhar com frequência. Sua versatilidade e o estilo inteligente de jogo lhe rendeu a Canada Cup, a Red Bull Battle Grounds e as finais da CPT em 2016, além do renomado ComboBreaker conquistado no ano passado pelo jovem.

5º Daigo Umehara: 12 vitórias (5 Premiers)

Daigo em sua vitória no Milan Games Week: até as lendas correm atrás de pontos nas finais regionais (Foto: Divulgação/Capcom)

O nome de Daigo Umehara é convencionalmente o mais associado ao mundo dos esports em Street Fighter e aqui ele faz jus a essa fama. O japonês passou pelas temporadas iniciais da CPT com as duas versões de Ryu em USFIV e continuou com o lutador no ano inicial de SFV. Mas após resultados insatisfatórios no início de 2017 devido ao enfraquecimento de seu personagem icônico, Daigo recorre ao jogo defensivo poderoso de Guile para se manter no topo desde então. Em sua longa e consistente carreira, ele venceu as finais asiáticas de 2014, o NCR 2015, um Stunfest, as finais europeias na Milan Games Week de 2016 e o Esports Festival em Hong Kong no ano passado.

4º Xian: 13 vitórias (3 Premiers)

O singapurense Xian recebe troféu por sua atuação no Final Round XX de 2017 (Foto: Divulgação/Capcom)

Kun Xian Ho ficou conhecido por sua versatilidade com os personagens mais difíceis de se jogar. Nas temporadas de USFIV, Xian venceu com Gen, Poison, Elena e Sagat em seus títulos, enquanto F.A.N.G e Ibuki foram suas escolhas para SFV. Vindo de Singapura, esse hábil jogador conquistou muitas etapas da CPT, tendo como destaque seus dois Final Round 18 e 20, além do KO Fighting Game Festival. Vale ressaltar que Xian foi campeão da EVO 2013, mas o circuito oficial da Capcom para Street Fighter ainda não existia e, portanto, não entra nessa conta.

3º Infiltration: 13 vitórias (5 Premiers)

O sul-coreano Infiltration em sua grande vitória na EVO de 2016 (Foto: Divulgação/Capcom)

Seon-woo "Infiltration" Lee resume todas as qualidades exigidas em competições de alto nível para jogos de luta. O sul-coreano é capaz de se adaptar a cada luta diante dele, tanto que suas escolhas de personagens em conquistas de torneios envolvem a seguinte lista: Akuma, Ryu, Chun-Li, Hakan, Decapre, Gouken, Abel, Elena, Rolento e Hugo para USFIV, mais Nash, F.A.N.G, Juri e a recente Menat em SFV. Mais conhecido pela vitória de 2016 na EVO, na primeira temporada de Street Fighter 5, ele ainda possui em seu currículo outros premiers como o CEO 2014, Final Round 19, NCR 2016 e o Final Round 2018, o primeiro evento deste ano para a Capcom Pro Tour.

2º Justin Wong: 14 vitórias (nenhum Premier)

Justin Wong conquista título no Combo Breaker de 2016 (Foto: Divulgação/Capcom)

O norte-americano também é uma das presenças garantidas quando o assunto é história de Street Fighter nos esports, e nesta lista não podia ser diferente. Wong venceu 14 etapas da CPT, inclusive sete delas aconteceram em 2016, ano de estreia de Street Fighter V. Enquanto Rufus, Elena e Rose foram suas escolhas para a edição anterior do game, Karin foi a responsável por sua trajetória em SFV. Mesmo que nenhum premier tenha sido adquirido, grandes eventos estão registrado no currículo de Justin: Texas Showdown, DreamHack Austin e Combo Breaker são parte dessas conquistas, além do Jam Festival (realizado no Brasil) e campeonatos mundo afora.

1º Luffy: 17 vitórias (1 premier)

O francês Luffy ergue seu troféu da EVO 2014 ao lado de Fuudo e Bonchan (Foto: Divulgação/Red Bull)

No topo temos Olivier Hay, que é mais conhecido pelo nome "Luffy" no cenário competitivo de Street Fighter. Ele é especialmente lembrado por sua vitória na edição 2014 da EVO, única premier na sua lista. O francês fez questão de sempre jogar com a também francesa Rose durante todo o período de USFIV, enquanto a poderosa grappler Rainbow Mika tem sido sua escolha para SFV. Seu desempenho na Capcom Pro Tour tem sofrido um declive de vitórias anuais: sete em 2014, cinco em 2015, duas em 2016, duas em 2017 e uma recente neste ano. Luffy é o recordista de vitórias e provavelmente é o nome mais forte em competições da Europa.

Menção honrosa: Brolynho: 7 vitórias (nenhum Premier)

O carioca Brolynho (à esquerda) é atualmente o maior nome brasileiro da cena competitiva de Street Fighter V (Foto: Reprodução/TechTudo)

O brasileiro Thomas "Brolynho" Proença, com Necalli, Ibuki e Bison como seus lutadores, também adquiriu sete vitórias em eventos da CPT, tal como o nono e o décimo colocado dessa lista. Entretanto ele possui menos finais do que Problem X e Punk, além de não ter vencido nenhuma etapa premier do circuito. Brolynho venceu o Fight in Rio e uma etapa online da América do Sul em 2016 e repetiu esta dose em 2017 além de ter vencido o Lima Salty 4 (Peru), Never Give Up (Chile) e o renomado TRETA Championship (Brasil). Um detalhe importante: nunca perdeu uma final na CPT.

Confira quais jogadores mais chegaram às finais da CPT:

Essa lista difere muito quando comparada ao top 10 de campeões dos torneios CPT. Os menos sortudos nos resultados finais são os japoneses Tokido e Keita "Fuudo" Ai com 10 vice-campeonatos para cada, seguidos de nove vices de Bruce "GamerBee" Hsiang, de Taiwan.

Confira a entrevista do TechTudo com Brolynho:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.