Quando um iPhone apresenta problemas no alto-falante durante ligações, é possível que o problema esteja em alguma configuração ou até no mau uso do celular. Para isso, a Apple oferece algumas dicas que podem ser bastante úteis, resolvendo o problema sem precisar ir à assistência técnica da companhia.

Confira, abaixo, as principais dicas sobre o tema. A própria fabricante alega que as soluções podem funcionar, mas o mais aconselhável é procurar o suporte técnico especializado para receber o diagnóstico completo do telefone.

Checar o volume da ligação

A primeira medida a se tomar é verificar o volume do iPhone. É bastante comum o usuário deixar o volume no mínimo durante o dia a dia, principalmente em situações em que não é possível atender ligações – como no trabalho, por exemplo.

Portanto, antes de qualquer coisa, verifique se o volume está regulado corretamente – basta pressionar o botão de elevar o volume e acompanhar a informação na tela. De preferência, coloque-o no máximo para não haver dúvidas nesse teste.

Verificar as conexões do aparelho

Outra situação que pode ocorrer é de o iPhone estar conectado com outro dispositivo. Se o celular estiver ligado a um fone de ouvido, por exemplo, o som não será reproduzido pelo alto-falante. O mesmo vale para dispositivos Bluetooth.

Portanto, cheque se tem algoconectado às entradas do smartphone. Também é comum acontecer de partes dos conectores de fone de ouvido ficarem presos na entrada do celular. Na dúvida, desative o Bluetooth e faça uma ligação para verificar se o alto-falante vai emitir som.

... -media__description__caption"> Verifique as entradas e conexões do iPhone (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Limpar a saída de som

O mau uso no dia a dia também pode acabar danificando o telefone. Nesse sentido, caso o usuário deixe as entradas e saídas de som muito sujas, é possível que isso esteja impedindo o smartphone de funcionar corretamente ao realizar ligações.

Por isso, procure limpar bem a saída de som do alto-falante do iPhone. Mas tome cuidado: alguns materiais podem prejudicar os componentes do seu celular. Nesse caso, o aconselhável é procurar o suporte da Apple.

Testar uma ligação com fone de ouvido

Também é válido realizar alguns testes durante uma ligação. O primeiro é procurar fazer uma chamada pelo fone de ouvido. Em vez de realizar a ligação normalmente, conecte um fone ou headphone com microfone e faça a chamada. Como o som será emitido através de outra saída, a ligação deve fluir corretamente, indicando que, possivelmente, o problema está mesmo no alto-falante.

Agora, se ainda assim não funcionar, esse é um indício de que a falha não está restrita apenas ao alto-falante, mas à outra configuração do iPhone.

Faça uma ligação no iPhone com o fonde de ouvido conectado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Fazer uma ligação pelo viva-voz

Outro teste válido é realizar uma ligação com o viva-voz ativo. Assim, caso o problema seja em alguma configuração específica do alto-falante, é possível que a ligação funcione normalmente pelo viva-voz.

Porém, caso o som continue não sendo emitido, o mais provável é que o alto-falante do seu iPhone esteja mesmo com algum defeito, necessitando de um diagnóstico de profissionais da Apple.

Procurar uma assistência técnica da Apple

Por fim, caso as dicas acima não funcionem, o ideal é que o usuário procure uma assistência técnica da companhia. Veja como usar a garantia e o suporte da Apple para os seus dispositivos.

A Apple oferece atendimento por meio do número de telefone 0800-761-0880. Também é possível dirigir-se às lojas próprias em shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro.

iPhone 8: vale a pena comprar por um preço mais baixo nos EUA? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.