Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Os AirPorts não serão mais produzidos pela Apple. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27) pelo portal iMore, que alega ter conversado com a fabricante. O anúncio chega pouco mais de um mês antes da WWDC, principal evento de produtos da empresa, marcado para os dias 4 a 8 de junho. Segundo a declaração da Apple, os produtos disponíveis no estoque vão continuar à venda no site e nas lojas oficiais, assim como em revendedores autorizados.

O TechTudo entrou em contato com a assessoria da empresa no Brasil, que ainda não se manifestou a respeito da notícia.

Apple anuncia que não vai produzir mais AirPorts (Foto: Divulgação/Apple)Apple anuncia que não vai produzir mais AirPorts (Foto: Divulgação/Apple)

Apple anuncia que não vai produzir mais AirPorts (Foto: Divulgação/Apple)

A Apple já dava indícios de que acabaria com a produção dos AirPorts. O último lançamento da linha foi em 2013. Desde então, chegou a disponibilizar alguns pacotes de melhorias para o firmware, sem nenhuma grande novidade. A última atualização do aparelho está disponível na página de suporte da Apple no Brasil, que publicou um tutorial de instalação em fevereiro deste ano.

Lançado em 1999, o AirPort foi um dos primeiros aparelhos Wi-Fi disponíveis no mercado. A medida impulsionou a chegada de receptores de rede em notebooks e outros produtos da marca. Ao longo do tempo, a linha de roteadores trouxe algumas novidades, como o backup e a reprodução de áudio sem fio.

Último lançamento da linha foi em 2013 (Foto: Divulgação/Apple)Último lançamento da linha foi em 2013 (Foto: Divulgação/Apple)

Último lançamento da linha foi em 2013 (Foto: Divulgação/Apple)

Atualmente, estão disponíveis no site oficial da fabricante os modelos Extreme, Express e Time Capsule, com as opções de 2 e 3 TB. Os aparelhos da Apple têm preço relativamente alto e, se comparados com outros dispositivos do tipo, têm certa desvantagem no mercado brasileiro. Com relação às especificações, o destaque fica por conta da banda dupla, com velocidade até 5 GHz. A tecnologia pode ser encontrada em diversos modelos disponíveis no mercado.

Ao descontinuar a produção dos AirPorts, a Apple encerra a sua participação no mercado de roteadores. Com o crescimento da tecnologia Wi-Fi Mesh, são esperadas atualizações envolvendo o recurso em possíveis novos modelos da linha. Não se sabe quais serão os próximos passos da fabricante nesse mercado.

Como configurar o roteador Apple AirPort Extreme? Aprenda no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.