Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O aplicativo Fotos da Microsoft pode ser útil para quem deseja cria vídeos com um PC Windows 10. Com ele, é possível editar fotos e vídeos para criar uma apresentação animada, com filtros, efeitos, textos e música. O recurso, nativo do sistema operacional, passa a substituir o Windows Movie Maker, programa descontinuado pela empresa.

Para aprender como fazer um vídeo com fotos da sua galeria em um computador Windows, confira o tutorial abaixo.

Aplicativo Fotos do Windows 10 substitui o descontinuado Windows Movie Maker (Foto: Divulgação/Microsoft)Aplicativo Fotos do Windows 10 substitui o descontinuado Windows Movie Maker (Foto: Divulgação/Microsoft)

Aplicativo Fotos do Windows 10 substitui o descontinuado Windows Movie Maker (Foto: Divulgação/Microsoft)

Passo 1. Acesse o aplicativo Fotos no Windows 10;

Aplicativo Fotos já vem instalado no Windows 10 (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Aplicativo Fotos já vem instalado no Windows 10 (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Aplicativo Fotos já vem instalado no Windows 10 (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 2. Vá no botão "Criar", no canto superior direito, e selecione a opção "Vídeo personalizado com música";

Escolha criar um vídeo personalizado com música no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Escolha criar um vídeo personalizado com música no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Escolha criar um vídeo personalizado com música no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 3. Na janela seguinte, selecione os arquivos do computador que farão parte do vídeo e clique em "Criar". É possível escolher imagens e vídeos para a composição;

Basta selecionar as imagens ou vídeos do computador para compor o vídeo no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Basta selecionar as imagens ou vídeos do computador para compor o vídeo no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Basta selecionar as imagens ou vídeos do computador para compor o vídeo no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 4. Aguarde a sincronização das imagens;

Programa Windows Fotos monta vídeos com agilidade (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Programa Windows Fotos monta vídeos com agilidade (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Programa Windows Fotos monta vídeos com agilidade (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 5. Escolha um título para o projeto de vídeo;

Nomeie o projeto de vídeo no aplicativo nativo Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Nomeie o projeto de vídeo no aplicativo nativo Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Nomeie o projeto de vídeo no aplicativo nativo Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 6. Os arquivos selecionados ficarão no quadro "Biblioteca do projeto", no canto superior esquerdo. No canto superior direito é possível assistir uma prévia da montagem. As funções de edição ficam no "Storyboard", na metade inferior da página;

Windows Fotos organiza funções para otimizar o processo de montagem (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Windows Fotos organiza funções para otimizar o processo de montagem (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Windows Fotos organiza funções para otimizar o processo de montagem (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 7. Selecione "Duração" para escolher por quanto tempo cada imagem será exibida;

Cada imagem pode ter uma duração diferente no vídeo do Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Cada imagem pode ter uma duração diferente no vídeo do Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Cada imagem pode ter uma duração diferente no vídeo do Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 8. No botão "Filtros" é possível definir um efeito para ser aplicado à imagem. Em seguida, clique em "Concluído";

Cada imagem pode ter um filtro diferente ao compor um vídeo no Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Cada imagem pode ter um filtro diferente ao compor um vídeo no Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Cada imagem pode ter um filtro diferente ao compor um vídeo no Windows Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 9. A seção "Texto" permite adicionar frases ou palavras sobre as fotos ou vídeos. Na janela do lado direito da tela, escreva o que desejar. Nela também estão disponíveis estilos de fonte e layouts, para definir a posição do texto no projeto. Por fim, clique em "Concluído";

Pode adicionar textos personalizados ao vídeo do Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Pode adicionar textos personalizados ao vídeo do Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Pode adicionar textos personalizados ao vídeo do Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 10. No botão "Movimento", o usuário pode selecionar um efeito de animação para cada foto;

Efeitos de movimento também estão inclusos no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Efeitos de movimento também estão inclusos no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Efeitos de movimento também estão inclusos no Fotos (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 11. Ao adicionar música ao vídeo, é possível fazer um upload ou escolher uma opção entre as recomendações do programa. Para sincronizar a duração das fotos com o ritmo da música, marque a opção "Sincronize seu vídeo com o ritmo da música" e, em seguida, clique em "Concluído";

Músicas recomendadas estão disponíveis (Foto: Reprodução / Marília Varoni)Músicas recomendadas estão disponíveis (Foto: Reprodução / Marília Varoni)

Músicas recomendadas estão disponíveis (Foto: Reprodução / Marília Varoni)

Passo 12. Por fim, após concluir as edições, selecione "Exportar ou compartilhar", no canto superior direito. Na caixa de diálogo que surgir, escolha o formato do vídeo de acordo com as suas necessidades.

Exporte o vídeo para o computador e compartilhe nas redes sociais (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Exporte o vídeo para o computador e compartilhe nas redes sociais (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Exporte o vídeo para o computador e compartilhe nas redes sociais (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Pronto. Aproveite as dicas e crie vídeos personalizados com o aplicativo Fotos do Windows 10.

Qual é o melhor editor de vídeos grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.