Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Firefox Test Pilot é um serviço que permite aos usuários acessarem recursos do navegador da Mozilla antes de serem lançados oficialmente. Os mais recente são: o “Notes”, que adiciona um bloco de notas na lateral da tela para facilitar as anotações e o "“Send”, o qual encripta e permite enviar arquivos por meio de um link com expiração automática. O Firefox oferece sob a forma de extensões, 12 novas funcionalidades para facilitar a vida de quem navega na Internet pelo browser, seja no Windows, macOS ou Linux.

Para usar os recursos, é preciso se cadastrar como um tester (ou testador) na plataforma. Este usuário experimenta funções ou aplicações que ainda não foram totalmente finalizadas e assim, ajuda os desenvolvedores a descobrirem possíveis erros e aplicarem melhorias. Veja a seguir como se tornar um tester do software e ser o primeiro a conferir as novidades.

Teste as novidades do Firefox antes de todo mundo com o Firefox Test Pilot (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Teste as novidades do Firefox antes de todo mundo com o Firefox Test Pilot (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Teste as novidades do Firefox antes de todo mundo com o Firefox Test Pilot (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Passo 1. Acesse a página do Firefox Test Pilot (testpilot.firefox.com) através do navegador da Mozilla;

Acesse o Firefox Test Pilot (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Acesse o Firefox Test Pilot (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Acesse o Firefox Test Pilot (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Em seguida, clique em “Instale a extensão do Test Pilot”;

Instale a extensão do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Instale a extensão do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Instale a extensão do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Na janela que abrir, selecione “Adicionar” para concluir a instalação;

Conclua o processo ao clicar no botão de "Adicionar" que surgirá no Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Conclua o processo ao clicar no botão de "Adicionar" que surgirá no Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Conclua o processo ao clicar no botão de "Adicionar" que surgirá no Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Agora, insira seu endereço de e-mail. Marque a caixa para aceitar as condições dos Termos de Privacidade e vá em “Inscreva-se agora”;

Cadastre o endereço de e-mail para acessar o serviço de testes do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Cadastre o endereço de e-mail para acessar o serviço de testes do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Cadastre o endereço de e-mail para acessar o serviço de testes do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. O Firefox Test Pilot enviará uma mensagem para o e-mail informado. Acesse a caixa de entrada, abra o e-mail e clique no botão “CONFIRM” para concluir a inscrição no programa de testadores do navegador;

Acesse o e-mail para confirmar a adesão ao programa de testes do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Acesse o e-mail para confirmar a adesão ao programa de testes do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Acesse o e-mail para confirmar a adesão ao programa de testes do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 6. Em seguida, você será direcionado para uma página de serviços da Mozilla. Como é possível notar, a caixinha de cadastro do Test Pilot está marcada. Não é necessário realizar qualquer ação aqui;

Há o direcionado para uma página de serviços da Mozilla (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Há o direcionado para uma página de serviços da Mozilla (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Há o direcionado para uma página de serviços da Mozilla (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 7. Volte à página do Firefox Test Pilot para conferir os experimentos disponíveis para o navegador. Estão disponíveis, no momento, o “Notes”, com um bloco de notas dentro do próprio browser e o “Send”, ferramenta para o envio de arquivos encriptados. Neste exemplo, a extensão escolhida é o "Notes", mas o procedimento também serve para a outra opção. Ao decidir aquele a ser testado, clique em “Começar”;

Após decidir qual recurso do Firefox irá testar, clique em "Começar" (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Após decidir qual recurso do Firefox irá testar, clique em "Começar" (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Após decidir qual recurso do Firefox irá testar, clique em "Começar" (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 8. Em seguida, há um direcionamento para a página do experimento. Clique em “Habilitar Notes” para começar a usar o recurso em teste;

Opte por habilitar o recurso do Firefox que deseja testar (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Opte por habilitar o recurso do Firefox que deseja testar (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Opte por habilitar o recurso do Firefox que deseja testar (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 9. Na caixinha que abrir, vá em “Adicionar” para dar continuidade ao processo;

Clique em "Adicionar" para usar o Firefox Test Pilot (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Clique em "Adicionar" para usar o Firefox Test Pilot (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Clique em "Adicionar" para usar o Firefox Test Pilot (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 10. Sempre que quiser usar, clique no ícone referente ao plugin disponível na barra de tarefas e copie e cole as informações desejadas;

O plugin pode ser acessado através do ícone, disponibilizado na barra de tarefas do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O plugin pode ser acessado através do ícone, disponibilizado na barra de tarefas do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O plugin pode ser acessado através do ícone, disponibilizado na barra de tarefas do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 11. No caso do "Notes", o app será exibido na lateral esquerda do navegador.

O Notes, por exemplo, é exibido do lado esquerdo do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O Notes, por exemplo, é exibido do lado esquerdo do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O Notes, por exemplo, é exibido do lado esquerdo do Firefox (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Pronto. Explore o Firefox Test Pilot para encontrar os recursos experimentais que mais atendam às suas necessidades. Atualmente, há apenas duas novidades em testes, mas a empresa inclui constantemente novas aplicações.

O que é o erro 324 no Firefox e Google Chrome? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.