Os campeões mundiais de Street Fighter V, Du “NuckleDu” Dang e Saul “MenaRD” Leonardo, protagonizaram um momento histórico neste domingo (06): os dois se enfrentaram pela primeira vez em uma final de campeonato, no Texas Showdown. Além de garantir pontos na Capcom Pro Tour ao vencedor, o embate entre os dois ganhou contornos épicos no torneio texano, tudo graças à história recente dos dois no Street Fighter.

Campeões mundiais e quebradores de recordes

Em 2016, NuckleDu despontou como maior nome de Street Fighter V nos EUA. Na reta final daquele ano, o jogador era a principal esperança norte-americana na conquista do título da Capcom Cup, e parecia ser o único a conseguir derrotar grandes nomes japoneses como Hajime “Tokido” Taniguchi.

NuckleDu foi o primeiro norte-americano campeão de Street Fighter V (Foto: Divulgação/Capcom)

Até aquele momento, nenhum jogador fora do Japão havia conquistado o título mundial, e NuckleDu não apenas quebrou esse tabu como foi além: se tornou, ao mesmo tempo, o primeiro norte-americano campeão mundial de Street Fighter e o campeão mais novo do torneio, com 21 anos.

Mas 2017 foi ainda mais surpreendente. Naquele ano, o consenso era de que o japonês Tokido seria o campeão mundial, que com sua performance excepcional durante o ano demonstrou grande superioridade frente aos outros concorrentes. Tendo vencido a EVO 2017, Tokido era visto por todos como principal candidato ao caneco da Capcom Cup.

... laceholder-container" style="padding-bottom: 56.2700964630%;">

MenaRD surpreendeu a todos ao derrotar o grande favorito ao título, Tokido. (Foto: Divulgação/Capcom)

Escondido dos olhares de todos estava MenaRD, proeminente jogador dominicano, mas que ninguém esperava que fosse longe. Pois foi vencendo seus oponentes ao longo do campeonato que, contrariando a tudo e a todos, que MenaRD chegou até a Grande Final da Capcom Cup.

Encarando o favorito ao título Tokido, MenaRD surpreendeu e venceu duas séries MD5 contra o japonês - e, assim como NuckleDu, fez história, se tornando o primeiro latino-americano campeão mundial de Street Fighter e, quebrando o recorde anterior, o campeão mais novo do torneio, com 18 anos.E os dois maiores representantes da nova geração do Street Fighter se encontraram no Texas.

O espetacular cara-a-cara texano

O caminho dos dois no Texas Showdown se cruzou já no Top 16. Lá, MenaRD venceu NuckleDu por 2 a 0, e mandou o jogador americano para a chave de repescagem. Após isso, o encontro de ambos na grande final foi natural: com Mena vencendo todos na chave principal e NuckleDu derrubando seus oponentes na chave de repescagem, o encontro dos dois seguiria o padrão dos torneios: por vir pela chave de repescagem, NuckleDu teria que vencer MenaRD em duas séries MD5, enquanto Mena só precisaria vencer uma série.

Mas o dominicano não estava sozinho. Junto dele estava Christopher “Caba” Rodriguez, que recentemente protagonizou uma polêmica no cenário de Street Fighter ao ser acusado de gritar demais na sua torcida por Mena. E Caba fez jus à fama, torcendo incessantemente por seu compatriota.

A torcida de Caba foi tão forte que chamou a atenção dos narradores, James Chen e David “UltraDavid” Graham.

“Mena está recebendo a torcida da pessoa mais barulhenta do evento, e o que eu mais respeito nisso é que ele continua torcendo independente do momento”, disse David durante a transmissão. E ao clamar pela participação do público norte-americano, os narradores estimularam um embate acalorado de cantos entre Caba e toda a torcida texana.

E a partida entre NuckleDu e Mena foi igualmente tensa. Apesar de diversas vezes estar à frente na disputa, com vantagem de vida e pressionando NuckleDu no corner, Mena tinha dificuldade para fechar as lutas. Indo até o último confronto possível, parecia que Du conseguiria vencer Mena e resetar a chave, forçando um novo confronto. Porém, em uma espécie de Rocky IV da vida real, MenaRD derrotou o americano em seu próprio território, silenciando a torcida norte-americana e levantando o título na batalha dos campeões.

Espírito de campeão

Após vencer NuckleDu, Mena foi entrevistado e disse algumas palavras sobre a torcida que havia acabado de presenciar: “Eu me sinto muito bem, especialmente por como terminou, e como deixou de ser apenas entre Mena e NuckleDu e passou a ser entre a comunidade norte-americana e a comunidade dominicana”, disse o jogador, que na sequência recebeu aplausos do público por suas palavras de respeito.

O campeão do Texas Showdown, MenaRD, ao lado de NuckleDu e Bryant "Smug" Huggins (Foto: Reprodução/Twitter)

E o duelo dos atuais campeões mundiais terminou sem animosidades. De forma sóbria e tranquila, a festa generalizada da torcida se destacou e deu um gosto diferente a um duelo que, por si só, já seria especial. Com a vitória, MenaRD recebeu mais 150 pontos na Capcom Pro Tour e entrou no Top 10 do Ranking Global. O 2º lugar de NuckleDu concedeu ao americano 70 pontos, firmando-o na 3º colocação global com 400 pontos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.