Inteligência Artificial é a grande aposta da Google para este ano, como mostram os lançamentos do Google I/O 2018 desta terça-feira (8). Android P, Google Assistente, Fotos, Maps, smart displays e demais produtos foram apresentados com foco em aprender padrões a partir do comportamento dos usuários, ajudá-los a encontrar o que precisam e poupar seu tempo.

Durante a apresentação, a fabricante anunciou que a versão beta do Android P já está disponível no Google Pixel e celulares de outras sete marcas (Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 e Essential PH‑1).

Google I/O 2018 acontece no Shoreline Amphitheater, em Mountain View, EUA (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Google Assistente

A assistente virtual ficou mais inteligente e ganhou seis novas vozes (incluindo a do cantor John Legend). Com uma nova tecnologia chamada de Conversação Contínua, os usuários não precisam mais dizer “Hey Google” a cada pergunta. Basta falar uma vez e manter a conversa com o software.

O investimento na Assistente este ano é para fazer as coisas acontecerem no mundo real. No palco, Sundar Pichai, CEO do Google, mostrou a seguinte situação: o usuário pede para a assistente marcar um horário no cabeleireiro. A partir disso, o app liga para o salão e conclui a ação. O pedido foi feito de forma natural, compreendendo tudo que a pessoa do out

... ro lado da linha falou e dando, inclusive, respostas engraçadinhas.

Novidades do Android P

O grande trunfo do Android P é ter ficado mais esperto. A plataforma móvel da Google ganhou melhorias de bateria, navegação por gestos e funções capazes de prever o comportamento do usuário. Os anúncios da nova geração do sistema focaram em três pilares: inteligência, simplicidade e bem-estar.

Android P lança versão beta e destaca apps com base no comportamento do usuário (Foto: Reprodução/TechTudo)

Bateria Adaptativa

Uma função de bateria adaptativa prioriza os aplicativos mais usados e, segundo o Google, é capaz de economizar até 30% de energia. O novo Brilho Adaptativo aprende com o usuário como cada um usa o brilho da tela de acordo com o ambiente onde está.

Android P usará inteligência artificial para economizar até 30% mais bateria (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

App Actions

Uma nova tecnologia chamada de App Actions usa aprendizado de máquina para prever e tentar “adivinhar” o que os usuários querem fazer e sugerir a próxima ação. Ao buscar pelo nome do filme, o celular vai sugerir também apps para comprar ingressos, por exemplo. Ao conectar o fone de ouvido, um conjunto de apps como Spotify e similares será exibido na tela.

App Actions do Android P auxilia o acesso a funções a partir do seu comportamento no sistema (Foto: Google/Divulgação)

Novo botão home

O botão home ganhou novo visual e mais funcionalidades. O círculo foi substituído por um mini-retângulo (quase um traço) que, ao ser deslizado para cima, mostra todos os aplicativos instalados no celular. Movendo o botão para os lados, os apps abertos aparecem na tela.

Android P aplica simplicidade ao sistema (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Controle de apps e modo não perturbe

Um novo dashboard mostra o uso dos aplicativos: quanto tempo o usuário gastou em cada um, com gráficos de dias da semana e horários. As pessoas podem agora definir limites para “dar um tempo” dos apps. Além disso, ao virar a tela do telefone para baixo, o aparelho para de vibrar e tocar. Assim, os usuários podem focar em suas atividades offline.

Android P tem inteligência, simplicidade e usabilidade em sua identidade (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Gmail e Fotos

Além do novo design lançado recentemente, o Gmail agora é capaz de sugerir frases enquanto um e-mail ainda está sendo escrito. O Fotos, por sua vez, ganhou a função de ajuste automático de brilho e exposição. Outra novidade é a facilidade de transformar fotos de documentos em PDFs.

Google Maps

O Google Assistente chega em breve à navegação do Google Maps. O objetivo é possibilitar ao usuário dar comandos de voz sem perder a atenção na direção. Com a novidade, será possível reproduzir músicas, enviar mensagens de texto e ter acesso às informações sem sair da tela da rota. Ao dizer "Hey, Google, leia minhas mensagens", por exemplo, o app mostra os textos não lidos e oferece a opção de responder por voz dentro do próprio app de mapas.

Smart displays

Os smart displays são uma nova categoria de dispositivos do Google. Apresentados na CES 2018, os aparelhos parecem uma caixinha de som, mas contam com acesso à rede Wi-Fi, têm inteligência artificial e display sensível ao toque. É possível usar os comandos de voz da Google Assistente para controlar outros aparelhos smart da sua casa, além de assistir aos conteúdos direto do display, como YouTube. No evento, a empresa anunciou que o produto fica disponível a partir de julho nos Estados Unidos.

Smart display com sistema do Google exibe mapas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Google Lens

O Google Lens, app de realidade do Google, agora vem integrado ao app de câmera do Android. Uma das funções mais interessantes é a possibilidade de copiar e colar algo do mundo real para o virtual. Basta apontar a câmera para um livro e, assim, o app é capaz de identificar e selecionar o texto que o usuário desejar. O Lens também pode mostrar informações sobre produtos nas lojas, por exemplo.

*A jornalista viajou para Mountain View a convite do Google

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.