Dragon Ball FighterZ, lançado no final de janeiro, tem sido o grande jogo nos torneios profissionais de jogos de luta de 2018 e com pouco mais de três meses de vida, alguns nomes de atletas por todo o mundo já se destacam na cena, seja por conta de seus desempenhos nos placares de líderes online do game, seja por suas vitórias nos campeonatos presenciais.

O elenco de DBFZ vem crescendo gradativamente: mais seis DLC completarão este quadro em 2018 (Foto: Reprodução/Team Sp00ky)

Nesta quarta (9), chega uma grande atualização no balanceamento entre os lutadores do jogo. Este fator deve alterar as composições dos times e desenvolver ainda mais o complexo metagame de DBFZ. Relembre como o game se desenvolveu neste período entre fevereiro e a primeira semana de maio e quais nomes predominam nas melhores posições do mundo competitivo.

Os primeiros grandes nomes na cena de DBFZ

Enquanto a cena dos jogos de luta iniciava seu retorno às atividades presenciais, tivemos a primeira quinzena de fevereiro marcada por dois grandes nomes na jogatina online e torneios locais. O jovem norte-americano Dominique "Sonic Fox" McLean, mais conhecido por seu incomparável desempenho em games da NetherRealm, ganhou grande reconhecimento logo de cara graças a sua dominação online desde o período beta prévio ao lançamento.

... 0000%;">

"SonicFox" e sua tradicional aparência com pelúcias: o jovem ainda é uma figura dominante em competições de Injustice 2 (Foto: Reprodução/YouTube)

O segundo nome é o de Goichi "Go1" Kishida, um japonês que ficou bem mais conhecido em sua carreira por Street Fighter V. Ambos trocaram provocações amistosas e estabeleceram a primeira rivalidade em Dragon Ball FighterZ, o que incendiou a empolgação dos espectadores.

Os japoneses "Go1" e "Dogura" vêm de bons resultados com Street Fighter V (Foto: Reprodução/YouTube)

Com os primeiros torneios, vimos uma prova de que a vasta comunidade dos jogos de luta abraçou a chegada de DBFZ. Derek "Nakkiel" Bruscas, jogador destaque em Guilty Gear e BlazBlue (jogos produzidos pela Arc System Works assim como DBFZ), também tem sido um dos destaques iniciais desde a beta do game por ocupar o topo do ranking online. O sueco William "Leffen" Hjelte, que já é consagrado na cena de Smash Bros Melee, decidiu dedicar-se profissionalmente ao novo game da Bandai Namco.

O produtor Yoshinori Ono premia "Cloud805" por sua vitória no campeonato oficial de Marvel vs. Capcom: Infinite no ano passado (Foto: Divulgação/Marvel)

Vindo das competições de games da Capcom, vemos o lendário norte-americano Justin Wong acompanhado de outros jogadores também renomados em SF e Marvel vs. Capcom, como Ryota "Inoue" Kazunoko, Christopher "NYChrisG" Gonzalez e Ryo "Dogura" Nozaki (que ainda é excelente em Guilty Gear).

Fechando esse elenco, temos Jonathon "Cloud 805" Morales, Jon "Dekillsage" Coello, Steve "Supernoon" Carbajal e Vineeth "ApologyMan" Meka. Ambos são estrelas nos torneios de MvC Infinite, jogo que foi comparado a DBFZ no ano passado, mas que hoje não possui lugar de destaque nos maiores campeonatos como a EVO.

Logo na primeira semana do jogo, Justin Wong compartilhou dez dicas para iniciantes em DBFZ (Foto: Reprodução/Twitter)

Fora da cena competitiva, vimos o enorme apoio de youtubers norte-americanos como Maximillian Dood e Vesper Arcade no período que precedia o lançamento de DBFZ. Ambos exploraram os aspectos de jogabilidade de todo o elenco de lutadores, o que favoreceu a recepção para o game entre espectadores e atletas. Hora de falar sobre as grandes competições que o jogo proporcionou até agora e como os jogadores se saíram diante de três meses de embates.

Resultados gerais dos torneios entre fevereiro e maio

Diferente de Street Fighter V e Tekken 7, que possuem seus circuitos oficiais, o jogo mais recente da franquia de Goku não possui nenhuma liga profissional promovida pela Bandai Namco ou pela Arc System Works. Mas isso não impediu que o jogo aparecesse em tudo quanto é tipo de evento ao redor do mundo. Até agora, pelo menos 16 grandes torneios foram disputados em países como EUA, República Dominicana, Bélgica, Kuwait, Tailândia, Vietnã e Japão.

A atuação de "SonicFox" foi memorável: 6 a 0 contra "NYChrisG" no Winter Brawl 12 (Foto: Reprodução/YouTube)

O mês de fevereiro apresentou torneios sem destaque para a cena internacional, embora o Winter Brawl 12 tenha servido como o primeiro palco de exibição para o time de Sonic Fox, inicialmente formado por Goku Black, Hit e o temido Andróide 16. A performance na grande final foi incrível: ele venceu NYChris G por 3 a 0 para resetar a bracket e depois repetiu o resultado para levar seu primeiro título de importância no game.

No outro lado do planeta, Go1 vencia o torneio premier Tokaigi 2018 com Cell, Goku Black e Vegeta, competindo contra renomados atletas como o novato Naoki "Moke" Nakayama, o veterano Hiroyuki "Eita" Nagata e o já mencionado Dogura.

Banner promocional com a partida de exibição ocorrida entre "SonicFox" e "Go1" na metade de março (Foto: Dilvugação/Final Round)

Em março, a rivalidade entre Go1 e SonicFox foi finalmente levada aos torneios. Os dois se enfrentaram numa partida de exibição como prévia para o Final Round 2018, no formato FT10 ("melhor de 10") e Go1 levou a melhor. O jogador de Vegeta repetiu o resultado no evento principal contra Sonic Fox, resetando a bracket por 3 a 0 e depois vencendo a final por 3 a 2 de forma dramática. Dogura ficou em 3º no Final Round mas levou o título no Thaiger Uppercut no fim do mês. Inclusive, ele foi um dos únicos a vencer Go1 neste período de três meses.

"Moke" tem sido uma leve pedra no sapato de "Go1" nas competições de DBFZ (Foto: Reprodução/YouTube)

Logo depois, no primeiro dia de abril, Go1 levou o título do NorCal Regionals, agora diante de seu conterrâneo Moke, seguido por Supernoon em terceiro. Simultaneamente ao NCR, aconteceu o Anime Ascension, que levou Eli "LostSoul" Rabadad ao título contra Reynald Tacsuan, ambos dos EUA. Respectivamente, eles são conhecidos por vitórias em Guilty Gear e The King of Fighters.

Para finalizar a conquista de Go1 por diferentes continentes, ele foi à Europa e venceu o habilidoso Leffen no Brussels Challenge Major. Nesta altura, o time do campeão japonês já tinha consolidado Gohan (adulto), Cell e Vegeta como os lutadores mais fortes do game.

Os oito convidados para o Summit of Power foram desenhados e associados com seus personagens favoritos (Foto: Divulgação/Beyond the Summit)

Nas duas semanas posteriores, viu-se duas qualificatórias para o Summit of Power, grande evento de DBFZ que acontecerá em junho. Mesmo que já esteja entre os oito convidados, SonicFox (agora com Kid Buu, Cell e Gotenks no time) foi ao NBLC Super e venceu Eduardo "HookGangGod" Deno, um dos nomes mais evidentes deste último mês (usando Piccolo como sua marca registrada); LostSoul ficou em 3º lugar.

Já no WSO Open at Red Bull Gaming Sphere, ocorrido na Inglaterra, vimos a vitória de Jet "Aixy" Ly, destaque entre jogadores da cena local, contra o renomado Denom "A Foxy Grampa" Jones, por ótimos resultados em Mortal Kombat X e Injustice 2.

Outros torneios menores do mês: No Kuwait Battle Royale, "Hayat" foi o vencedor; no Michigan Masters (EUA), o canadense "Teemo" alcançou sua primeira vitória depois de amargar um vice num campeonato local; no sudoeste asiático, o veterano Martin "Marn" Pham - melhor conhecido por atuações em torneios de Ultimate Marvel vs. Capcom 3 - ganhou o Saigon Cup em sua terra natal, o Vietnã; e na República Dominicana, um poderoso embate entre jogadores locais com vitória do novato "LungsterX" contra Daris "DR Gross" Daniel, estrela em torneios de Injustice 2.

O top 3 do Texas Showdown ficou assim: (da esquerda à direita) "HookGangGod" (vice), "NYChrisG" (campeão) e "Nakkiel" (3º lugar) (Foto: Divulgação/Level Up Series)

Para fechar com chave de ouro este ciclo inicial de DBFZ, tivemos três grandes eventos. No último fim de semana de abril, aconteceu o Super TSB em Nova Iorque com um poderoso top 4: Dekillsage em primeiro, SonicFox em segundo, HookGangGod em terceiro e Nakkiel em quarto; no domingo passado (06), Go1 se consolidava como o maior vencedor da atualidade no colossal torneio japonês KVO x TSB 2018 chegando ao seu sétimo título de sete eventos disputados; e no exímio Texas Showdown (EUA) deste último fim de semana (4 a 6), NYChrisG finalmente chegava ao topo de um grande torneio de DBFZ, contra o promissor HookGangGod em 2º e Nakkiel em 3º.

Vegeta combinando muito bem com o recém-chegado Bardock e o já estabelecido Cell no invicto time de "Go1" (Foto: Reprodução/YouTube)

Um novo panorama para os times de Dragon Ball FighterZ

Dá pra acreditar que Beerus, o deus da destruição de DB Super nem está presente nos melhores times de DBFZ? Isso pode mudar (Foto: Reprodução/Bandai Namco)

Ainda que DBFZ esteja em seu início competitivo, o predomínio de personagens como Gohan Adulto, Cell, Goku Black e Vegeta ficou evidente nos times dos melhores jogadores do mundo. Aliás, o príncipe dos saiyajins apareceu nos oito times do top 8 do KVO X TSB 2018, o que confirma a validade das tier lists, tabelas apresentadas por jogadores que classificam os lutadores de um jogo de acordo com a sua viabilidade para o cenário profissional.

Com a nova atualização do jogo, alguns lutadores serão reajustados: os mais fortes sofrerão redução de poder, enquanto os mais desfavorecidos recebem melhorias significativas. Quem sabe, low tiers como Krillin, Ginyu, Nappa, Beerus e Majin Boo possam se tornar potenciais combatentes dos times campeões de DBFZ.

Via Shoryuken, Eventhubs e Smash.gg



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.