A atualização cumulativa KB4103721 provocou problemas nos computadores de alguns usuários do Windows 10 April 2018 Update. Ela foi liberada na última terça-feira (8) para consertar bugs encontrados após a instalação do último update do sistema operacional, como a "tela azul" e o congelamento do Google Chrome. Depois de reiniciar o PC para concluir a atualização, uma tela preta é exibida ao usuário, tornando o computador inutilizável.

Caso não tenha instalado a atualização ainda, a recomendação é aguardar – veja, ao final do texto, como ocultar um update no Windows 10 para adiá-lo até a Microsoft oferecer uma solução ao bug. Se você já instalou a atualização e está enfrentando o problema, confira duas formas de desinstalar e restaurar o seu PC.

Aprenda a desinstalar a atualização KB4103721 e restaurar o sistema no PC com Windows 10 (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Restauração do sistema

Por padrão, o Windows cria um ponto de restauração antes de instalar qualquer atualização. Dessa forma, basta restaurar o PC para um ponto anterior à instalação do update, que foi liberado em 8 de maio.

Passo 1. Reinicie o computador de modo forçado três vezes. Depois disso, o modo de recuperação do Windows será iniciado automaticamente. Na página de recuperação, selecione "Ver opções de reparo avançadas";

... edia__container">

Inicie o modo de recuperação do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, vá em "Solução de Problemas", ao lado do ícone de ferramentas;

Abra a solução de problemas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na página "solução de problemas", escolha "Opções Avançadas";

Abra as opções avançadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Agora, abra "Restauração do Sistema", opção no canto superior esquerdo;

Inicie a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Após fazer login com o seu usuário e senha, selecione um ponto de restauração anterior à atualização na lista de "restauração do sistema". Então, aperte "Avançar" no canto inferior direito. Por fim, basta aguardar até que o Windows restaure o seu PC.

Restaurando o PC a um ponto anterior à atualização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Modo de segurança

Caso a restauração do sistema não tenha funcionado, outra dica é iniciar o sistema em modo de segurança e desinstalar a atualização. Para isso, o usuário deve realizar o seguinte procedimento:

Passo 1. Repita os três primeiros passos do processo anterior e, quando acessar as opções avançadas do sistema, escolha "Configurações de Inicialização", no canto inferior direito;

Abra as configurações de inicialização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, selecione o botão de "Reiniciar" no canto inferior direito;

Reinicie o PC em modo avançado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Então, pressione o número "4" no teclado para iniciar o computador em modo de segurança;

Inicie o computador em modo de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Depois de reiniciar o PC e logar no Windows 10, abra o "Prompt de Comandos" e entre com o comando "wusa /uninstall /kb:4103721" (sem aspas). Pressione "Sim" e aguarde até que a atualização seja desinstalada. Por fim, reinicie o seu PC normalmente.

Desinstalando atualização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como ocultar a atualização

Depois de restaurar o seu PC, é importante ocultar a atualização para evitar que ela seja instalada novamente e volte a causar problemas. Veja, nos passos a seguir, como realizar o procedimento.

Passo 1. Acesse a página de download do utilitário da Microsoft (support.microsoft.com/pt-br/help/4026726/windows-hide-windows-updates-or-driver-updates) e clique em "baixe esta ferramenta de solução de problemas";

Baixe o utilitário da Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Execute o utilitário e, na tela inicial, clique em "Avançar";

Tela inicial do utilitário de ocultação de atualizações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, selecione "Hide updates";

Clique sobre a opção indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, marque a atualização KB4103721 e clique em "Avançar".

Ocultando atualização problemática (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Via Softpedia

Problema com Windows 10 após a atualização April Update, como resolver? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.