O Brasil possui pelo menos 1 milhão de redes Wi-Fi liberadas para uso de qualquer pessoa, segundo dados do Instabrigde, aplicativo que mantém informações sobre as conexões. Onde os moradores têm maior probabilidade de conseguir um bom acesso livre à internet? Na região metropolitana do Recife. A cidade aparece em primeiro lugar no ranking do Wi-Fi brasileiro, cujo teor o TechTudo publica com exclusividade.

O país vive um boom do Wi-Fi grátis. A base de dados do Instabridge registrava 100 mil conexões deste tipo em 2015. Com a marca do primeiro milhão, o Brasil agora responde por metade dos pontos de acesso salvos no aplicativo em todo o mundo.

Mapa do Wi-Fi mostra conexões livres próximas do usuário (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

O levantamento leva em consideração a estabilidade da internet, a quantidade de vezes em que o ponto Wi-Fi foi utilizado e as atualizações recentes enviadas por membros da plataforma, entre outros fatores.

A pesquisa evidencia que São Paulo, com a maior base de redes cadastradas, é a região com menor probabilidade de o internauta conseguir se conectar a uma boa rede Wi-Fi logo na primeira tentativa.

Disponível para Android e iPhone (iOS), o aplicativo oferece uma maneira fácil de conectar o celular à rede Wi-Fi livre mais próxima. A configuração é realizada com poucos cliques, o que atraiu mais de 10 milhões de downloads do Instabridge na Google Play Store. Cada participante pode adicionar informações sobre novos roteadores, inclusive o login e a senha. Depois de validadas, as credenciais ficam armazenadas e disponível para consulta da com

... unidade.

Os criadores do Instabridge garantem que o procedimento não infringe nenhuma lei. Eles esclarecem que o aplicativo "não irá hackear nem mudar a senha de nenhum Wi-Fi" e também afirmam que o usuário "será conectado legalmente a senhas públicas e compartilhadas".

“Somos o único app que verifica todos os pontos de Wi-Fi e reconhece os que realmente funcionam ou não”, diz o gerente de marketing e comunidade Nathan Ethur. “Nossa missão não é apenas trazer internet para todos, mas também oferecer o acesso à internet de qualidade, ajudando as pessoas a navegar de forma mais barata e mais rápida”, complementa.

O ranking não leva em consideração a velocidade de acesso à internet. Segundo Ethur, pesquisas internas apontam que os adeptos do Instabridge têm como prioridade se conectar à rede, sem necessariamente exigir um acesso veloz. “Por isso, a probabilidade de conexão às redes cadastradas pela comunidade é um fator levado em consideração neste apontamento que levantamos”, explica.

Cada rede Wi-Fi cadastrada na plataforma possui uma ficha repleta de informações, entre elas a velocidade obtida em testes realizados por outros usuários. Ao recorrer à ferramenta, parcela dos usuários busca poupar a franquia de dados do pacote de telefonia móvel – estamos falando do 4G e do 3G. Também há aquelas pessoas que já extrapolaram o limite estabelecido pela operadora e só têm Wi-Fi à disposição para navegar na internet.

Qual operadora de celular tem os melhores planos de Internet ilimitada? Opine no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.