O MacBook motivou usuários insatisfeitos a moverem uma ação coletiva contra a Apple. O processo acusa uma falha no design do teclado borboleta, introduzido em 2015 no portátil de 12’’ e na versão Pro, já em 2016. Segundo a queixa, um erro no projeto faz com que algumas teclas fiquem inutilizáveis com o tempo, após o acúmulo de poeira e detritos.

Com isso, o notebook passaria a ficar impossibilitado de registrar qualquer tipo de digitação, obrigando o usuário a fazer a troca do teclado por completo. A ação corre no tribunal do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O TechTudo entrou em contato com a assessoria da Apple no Brasil, porém, até o momento, não houve pronunciamento oficial sobre o assunto.

O possível defeito crônico no teclado dos MacBooks mais recentes ficou em evidência nos últimos meses. Além de várias reclamações em fóruns oficiais, um abaixo-assinado pedindo um recall dos produtos contou com a assinatura de mais de 20 mil pessoas.

O teclado borboleta foi uma solução encontrada pela Maçã para tornar os notebooks ainda mais finos. Com uma espessura menor, a promessa é de oferecer uma resposta tátil mais rápida, mas, aparentemente, o design facilitaria o acúmulo de sujeira – podendo danificar a tecla.

MacBook Pro a partir de 2016 também traz novo teclado (Foto: Divulgação/Apple)

Além disso, há outra questão, relacionada ao próprio conserto: é necessário trocar todo o teclado, e não somente a peça danificada. No Brasil, o preço para esse tipo de manutenção pode ultrapassar os R$ 2 mil.

A ação movida pe

... los consumidores pede que a fabricante divulgue publicamente a falha e pague pela troca dos teclados com problema, além de ressarcir quem fez a substituição por conta própria.

Problema no teclado do MacBook Pro gera ação coletiva contra Apple (Foto: Divulgação/Apple)

Solução a caminho?

A Apple tem uma página de suporte dedicada a ensinar como os usuários podem limpar o teclado do MacBook (https://support.apple.com/pt-br/HT205662). A manutenção preventiva, que evitaria o problema, é feita utilizando ar comprimido – o que muitos usuários não tem a mão, sendo necessário levar o notebook para um centro técnico de qualquer forma.

Uma solução definitiva parece estar a caminho. A marca tem uma patente de um novo tipo de teclado capaz de evitar o acúmulo de sujeira. O registro aponta para um teclado com um tipo de barreira entre as teclas e os componentes internos. No entanto, ainda não há como afirmar se a Apple tem a intenção de levar a tecnologia para os futuros MacBooks.

Via Guardian

Macbook Pro ou Air? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.