Yanny ou Laurel? Um novo mistério, desta vez envolvendo um áudio, está dominando as redes sociais de todo mundo. Depois da polêmica foto do vestido, que alguns viam azul e preto e outros branco e dourado, agora um som de poucos segundos com uma voz robótica está dividindo os internautas. Certas pessoas ouvem a palavra “Yanny”; outras, juram só escutar “Laurel”. O conteúdo teria viralizado depois da postagem de um estudante de 18 anos em sua conta no Reddit, exatamente devido às divergências de amigos sobre o que era dito.

Dê play no vídeo abaixo para ouvir o som polêmico:

Em seguida, o conteúdo passou a ser compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais. Por exemplo, o post acima, da usuária do Twitter Cloe Feldman, atingiu mais de 21 milhões de visualizações. O sucesso foi tanto que Feldman precisou até mesmo fazer um vídeo em seu canal no YouTube explicando que não sabia a origem do áudio e que apenas o havia reproduzido de algum lugar.

Explicação científica

A “ilusão sonora” na verdade se trata de um estímulo de percepção ambíguo. Em entrevista ao The Verge, o professor assistente de audição e neurociência cognitiva da Universidade de Maastricht, Lars Riecke, explica que o segredo está na frequência, na mecânica dos ouvidos e também no que a pessoa espera ouvir. A audição também pode ser influenciada pelo meio em que se ouve o áudio. Lars justifica que é prossível que a percepção entre os dois sons se alterne dependendo do tipo de frequência que uma placa de som enfatiza.

Segundo Lars, perdemos a audição nas faixas de frequência mais altas à medida que envelhecemos, motivo pelo qual ouvidos mais jovens tendem a escutar ‘Yanny”. O fenômeno pode ser simulado no computador com a remoção das frequências mais altas ou baixas. “A informação acústica que nos faz ouvir Yanny é mais alta que a informação acústica que nos faz ouvir Laurel”, explica Lars.

Já Bharath Chandrasekaran, professor do departamento de Ciências da Comunicação e Distúrbios da Universidade do Texas, diz que o texto que vem juntamente com o áudio, o que pode ajudar as pessoas a “moldarem” o que vão escutar devido à sugestão entre as duas palavras. Ou seja, não são só os ouvidos ou caixa de som que influenciam na “escolha da palavra”, mas o cérebro também.

Mas, afinal, é Laurel ou Yanny?

Segundo o The New York Times, além do jovem de 18 anos que postou o áudio no Reddit, há outros dois jovens que afirmam serem os autore

... s da gravação, feita a partir do som de um vocábulo no site vocabulary.com. A palavra a que se referia? “Laurel”, termo que designa uma coroa de flores usada na cabeça, “geralmente um símbolo de vitória".


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.