A tela com cantos arredondados é tendência entre os celulares mais recentes, como o Galaxy S9, o iPhone X e até o intermediário Moto G6. No entanto, a ideia de fugir das tradicionais bordas quadradas não é novidade – e teve seu primeiro representante há quase dez anos. O Palm Pre, smartphone de estreia da Palm, foi o precursor não só dessa tendência: ele também mirava em outras inovações, como o carregamento sem fio.

Entre as suas especificações estavam 8 GB de armazenamento, 256 MB de memória RAM e câmera traseira de 3 megapixels com flash. Detalhes bem diferentes dos vistos hoje em dia, até em smartphones mais simples como o Galaxy J2 Pro ou o Moto E4.

Palm Pre foi primeiro celular com tela de cantos arredondados (Foto: Reprodução)

Lançado na CES 2009, em Las Vegas, o smartphone era vendido pela operadora americana Sprint por US$ 199, atrelado a um contrato de telefonia. A seguir, relembre outras configurações e curiosidades do Palm Pre.

Design: tela de cantos arredondados e teclado QWERTY

O Palm Pre não tinha os cantos recortados em formato redondo, mas exibia as imagens dessa maneira, como uma emulação. O display de 3,1 polegadas tinha resolução de 480 x 320 pixels, considerada boa para a época.

Um de seus principais rivais, o iPhone 3G tinha exatamente a mesma definição, mas 3,5 polegadas. Bem diferente do atual carro-chefe da marca, iPhone X, que tem 5,8 polegadas e 2436 x 1125 pixels.

Graças ao acelerômetro, a tela do Palm Pre acompanhava o movimento vertical ou horizontal do celular, facilitando na hora de assistir a

... vídeos.

A Palm mesclou as tendências do teclado QWERTY e da tela sensível ao toque do recém-chegado iPhone. Assim como os celulares da BlackBerry, o Palm Pre tinha um teclado completo com botões minúsculos. O componente era revelado ao deslizar a tela para cima.

Palm Pre, de 2009, tinha teclado QWERTY (Foto: Reprodução/Palm)

Navegação por gestos

Sem botão Home, o iPhone X traz a navegação por gestos, incluindo uma barra na parte inferior da tela que permite acessar aplicativos em segundo plano ou ir para a tela inicial. Coincidentemente, tal barra é muito parecida com que estava presente no Palm Pre 2.

Este tipo de navegação não é novidade, e já era usada no primeiro Palm Pre. O celular tinha uma área de gestos na extremidade da tela, em uma parte preta. A ideia da marca era facilitar o uso do smartphone com apenas uma mão.

Nessa área, era possível enxergar as atividades rodando em segundo plano. Arrastando o dedo para cima, apareciam as outras tarefas, permitindo mudar de uma para a outra rapidamente.

Barra na parte inferior da tela do iPhone X (foto) é semelhante a área de gestos do Palm Pre (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Carregamento sem fio estreou no Palm Pre

O Palm Pre também foi o primeiro celular com carregamento sem fio. Ele funcionava por meio de indução magnética, em que um imã mantinha o aparelho preso ao carregador.

Hoje em dia, a tecnologia é comum nos celulares, e pode ser feita usando diferentes padrões. Aparelhos como iPhone 8 e Galaxy Note 8 são compatíveis com carregamento wireless, por exemplo.

Palm Pre foi primeiro celular com carregamento sem fio (Foto: Reprodução/Palm)

Palm Pre também foi primeiro dispositivo com webOS

O sistema operacional webOS, baseado em Linux, foi desenvolvido para o Palm Pre, primeiro celular a rodar o sistema. Para concorrer com celulares Apple, ele foi pensado para oferecer boa experiência em multitarefa. Vale lembrar que o webOS é usado ainda hoje em televisores da LG – em versões atualizadas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.