O Facebook fechou parceria com a Qualcomm para o projeto Terragraph, que tem como objetivo distribuir Internet Wi-Fi de alta velocidade em grandes centros urbanos. A marca traz para os aparelhos seus novos chipsets pre-802.11ay, baseados em sua tecnologia proprietária de 60 GHz. Assim, o roteador vai enviar dados nessa frequência, aumentando a velocidade das conexões de banda larga.

As duas companhias pretendem iniciar os testes com a solução integrada em meados de 2019. Já as experiências do próprio Facebook começaram a ser feitas em 2016, quando o projeto foi anunciado. O sistema foi primeiramente testado no centro de San José, na Califórnia, e já demonstrou atingir velocidades totais de 2,1 Gb/s para um único nó de distribuição.

Qualcomm junta-se ao Facebook no projeto Terragraph, que objetiva distribuir Internet rápida em grandes centros (Foto: Divulgação/Facebook)

A tecnologia do Terragraph baseia-se na transmissão de dados no espectro de ondas milimétricas, até 10 vezes mais rápidas que as ondas do Wi-Fi convencional. Ela opera em um sistema multi-nó sem fio, desenvolvido para substituir a fibra ótica na distribuição de sinal.

Outra característica das ondas milimétricas é que elas não podem atravessar paredes ou janelas. Por isso, o atual modelo do Terragraph coloca os nós de distribuição em postes telefônicos e hubs Ether

... net ou Wi-Fi, montados no exterior dos prédios. Dessa forma, os dados trafegam ao ar livre, sem entrar nos edifícios e sofrer com a perda de sinal.

Segundo o vice-presidente de conectividade do Facebook, Yael Maguire, o objetivo do projeto é permitir às pessoas que vivem em áreas urbanas ter acesso à conectividade de alta qualidade. "(O Terragraph) pode ajudar a criar novas oportunidades e fortalecer as comunidades", disse o representante.

Por que o Wi-Fi não funciona no celular? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.