A Dell tem a ferramentea SupportAssist como responsável por fazer a manutenção do computador. O programa vem pré-instalado em PCs da fabricante e oferecer recursos para atualizar drivers, limpar a memória e ajustar performance, além de analisar redes Wi-Fi.

Seu objetivo é otimizar a máquina sem depender de softwares de terceiros, como Advanced SystemCare, CCleaner ou downloaders de drivers como o Driver Booster. Veja nas linhas abaixo como usar as principais funções do aplicativo da Dell para Windows.

Atualizar drivers

O SupportAssist avisa na tela inicial quando há novos drivers para baixar. O programa identifica o modelo do computador e disponibiliza os downloads compatíveis. A vantagem do programa é que ele baixa os drivers e instala tudo automaticamente, com um único clique. Esse tipo de funcionalidade é normalmente encontrado apenas em versões pagas de gerenciadores de drivers.

SupportAssist atualiza drivers automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Diagnóstico de hardware

Se você suspeitar de falhas de funcionamento no computador, a ferramenta “Scan hardware” permite realizar uma varredura por problemas no equipamento. A função deixa o sistema de lado e se volta para os componentes do PC em busca de problemas que podem afetar o uso no dia a dia. Caso algo de errado seja encontrado, o aplicativo exibe um relatório que facilita a manutenção posterior em uma assistência especializada.

... ng-bottom: 56.1151079137%;">

SupportAssist verifica se há problemas no hardware do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Limpeza de arquivos

A função “Clean files” do SupportAssist visa remover pastas temporárias, itens redundantes, entre outros considerados lixo eletrônico. A função é ideal para limpar o armazenamento de arquivos absolutamente inúteis do sistema, que ocupam espaço desnecessário e podem impactar negativamente no desempenho do disco. Clique em “Run now” periodicamente para executar a limpeza do PC.

Função Clean Files do SupportAssist exclui arquivos temporários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Otimização de desempenho

Ao clicar em “Run now” na opção Tune Performance, o SupportAssist executa uma série de tarefas profundas para deixar o computador mais rápido. A função é recomendada apenas quando a máquina apresenta muita lentidão, pois afeta o plano de energia do sistema e pode resultar em gasto mais acelerado de bateria.

SupportAssist otimiza sistema para entregar mais desempenho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ajuste de rede

Na ferramenta Optimize Network, o SupportAssist verifica se as configurações de rede estão ajustadas corretamente para garantir segurança. O recurso identifica, por exemplo, quando um Wi-Fi aberto está incorretamente configurado para compartilhar dados com ouros dispositivos conectados, fazendo as alterações necessárias para impedir esse tipo de comportamento. A função também permite saber quando há problema de conexão em uma determinada rede.

SupportAssist verifica se há problemas de configuração da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Restaurar

Clique na aba “History” para acessar o histórico de execuções do SupportAssist no computador. Sua principal utilidade é permitir a restauração do PC para um ponto anterior à última atualização de drivers. A opção “Restore System” é indicada para recuperar o funcionamento da máquina quando há erros provenientes de modificações de drivers.

Histórico do SupportAssist permite restaurar o sistema para corrigir problemas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Samsung, Dell ou Asus, qual notebook comprar? Compare no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.