A Microsoft procura integrar mais o Windows 10 com sistemas operacionais móveis, como o Android e o iOS (iPhone). A iniciativa, nascida em função do fim do Windows como uma plataforma para celulares, já rende frutos, como a Timeline.

Ao site The Verge, os executivos da Microsoft Joe Belfiore e Shilpa Ranganathan apontaram os recursos que usuários do Windows poderão receber no futuro para conectar os seus celulares com o PC. Confira os detalhes a seguir.

Microsoft trabalha em aplicativo que integra de forma mais simples celulares com iOS ou Android ao PC (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

O ponto central da experiência de uso que integrará o Windows e celulares estará no aplicativo Your Phone (“Seu Telefone”, em tradução livre). A princípio, o app permitirá a exibição de notificações, mensagens e compartilhamento de fotos entre PC e smartphone de forma simplificada. Assim, algumas funcionalidades associadas à Cortana serão substituídas pela nova ferramenta.

Outros recursos fazem parte dos planos da Microsoft, mas não estão confirmadas em primeiro momento. Entre elas está a possibilidade de fazer e receber chamadas telefônicas do celular pelo computador, recurso que envolve um processo de desenvolvimento mais longo e que pode esbarrar em limitações dos sistemas operacionais do Google e da Apple.

Ainda em caráter mais distante estão os recursos avançados de informação contextual, como a capac

... idade de oferecer sugestões de localização e rotas a partir do conteúdo de uma mensagem que menciona um local ou endereço, por exemplo.

Nem tudo será igual entre iOS e Android

Timeline do Windows 10 permite continuar algumas tarefas do celular no PC (Foto: Divulgação/Microsoft)

De acordo com Shilpa Ranganathan, a princípio, a intenção da Microsoft é de que as funcionalidades e a integração proporcionada pelo Your Phone sejam iguais tanto para Android quanto para iOS. No entanto, existem limitações que podem impedir este objetivo.

Segundo a executiva, usuários de iPhone poderão receber notificações e compartilhar imagens entre celular e PC, mas o envio e recebimento de mensagens ainda é incerto. A executiva explica que o suporte a essa funcionalidade depende da colaboração da Apple no projeto, algo que sequer foi buscado pela Microsoft até o momento.

A probabilidade é de que o Android tenha acesso a mais recursos, cujo código-fonte é livre, o que permite mais alterações sem precisar do aval do Google.

Quando?

Não há nenhuma previsão de lançamento do aplicativo Your Phone e nem mesmo de novas funcionalidades que expandam a conectividade e sinergia que usuários já podem explorar com a Timeline.

Belfiore explica que a Microsoft tem preferido omitir datas e perspectivas de lançamento dessas novas ferramentas. A decisão pode estar relacionada com o processo tumultuado da introdução da funcionalidade Timeline, com aparição em abril de 2018, após atrasos.

Com informações de The Verge

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.