O aplicativo Steam Link já está disponível para usuários do Android e, em breve, deve chegar ao iOS. Em fase beta, o app desenvolvido pela Valve já oferece as funcionalidades completas que envolvem o pareamento de controles sem fio via Bluetooth e o streaming de jogos da sua biblioteca Steam do PC para o smartphone. Dessa forma, torna-se possível jogar no celular os games instalados no computador, desde que os dois aparelhos estejam conectados em uma mesma rede e você tenha conectividade rápida e estável.

O que o Steam Link faz?

Basicamente, o Steam Link é um aplicativo criado para que você possa jogar seus games instalados no PC no celular. A funcionalidade é similar ao espelhamento da tela do smartphone no televisor via um acessório, como o Chromecast.

Os jogos continuam rodando normalmente no computador, mas o áudio e vídeo são transmitidos e exibidos pelo smartphone. Além disso, o Steam Link permite que você faça o pareamento de um controle Bluetooth, já que usar teclado e mouse com o celular não é tarefa simples, nem confortável.

O app realiza essa tarefa a partir de uma conexão de rede local, ou seja: o computador (com o Steam e jogo rodando) e smartphone (com Steam Link instalado) devem estar na mesma rede de Internet. É o mesmo princípio por trás do Remote Play do PS4, disponível em alguns celulares Xperia, no PlayStation Vita e em sistemas Windows ou macOS.

Como funciona?

Tudo começa com a instalação do aplicativo no smartphone. Já no primeiro uso do Steam Link, o usuário será encaminhado pelo passo a passo para conectar telefone ao computador. É recomendado parear um controle Bluletooth com o smartphone antes de dar início ao processo de sincronização.

Em seguida, o app avisa que é necessário abrir o cliente da Steam no computador e se certificar de que os dois equipamentos - PC com Steam e celular - estão conectados à mesma rede. Com a conexão estabelecida, o usuário passa a visualizar uma interface que permite navegar entre títulos da biblioteca.

Limitações

Há uma grande limitação no funcionamento do Steam Link: a velocidade da sua rede. Conexões mais lentas podem causar travamentos e lentidão no gameplay a tal ponto que a Valve recomenda que o usuário procure conectar o PC ao roteador via cabo de rede Ethernet em vez de Wi-Fi. Com relação ao celular, a dica é conectar o telefone a um ambiente de rede de 5 GHz – desde que o roteador tenha essa capacidade.

Steam Link

Apesar do aplicativo ser uma novidade, a ideia por trás do Steam Link não é nova. Em 2015, por exemplo, a Valve lançou um dispositivo com o mesmo nome e que se comporta

... va como um “Chromecast” para games da loja: conectado a um televisor via HDMI, o Steam Link poderia transmitir jogos rodando no PC para a telona da TV.

Outra manifestação do Steam Link vai à bordo de televisores da Samsung. Neste caso, um app é dedicado à tarefa de rodar jogos do PC no televisor por meio da mesma tecnologia de espelhamento.

Você sabe montar um PC gamer? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.