O Canva é um editor gratuito que permite criar artes sem complicações pelo celular. O app pode ser usado para produzir cartões comemorativos, convites, imagens de capa para redes sociais e até mesmo currículos. O grande diferencial do aplicativo está na sua galeria de templates, que conta com uma enorme variedade de modelos prontos. Outro destaque fica por conta da premiação recebida durante a conferência Google I/O.

Confira, no passo a passo a seguir, como usar o Canva para criar artes pelo celular. O procedimento foi realizado em um iPhone (iOS), mas as dicas também valem para smartphones Android.

Aprenda a usar o app Canva para criar artes no celular (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. Instale o app Canva em seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, será necessário fazer login na sua conta ou criar um cadastro gratuito.

... AAAAAAAAAAAAAIAAf/aAAwDAQACEAMQAAABzZVbGQU/5RHZFXPuxwPXjtDB/8QAHRAAAQQDAQEAAAAAAAAAAAAABAECAwUABgcRE//aAAgBAQABBQLVo3xVWsXQjli2QCaXKXbS6ZvK2sLs4AAPtkYMJJXP6yOsLRF9z//EABsRAAEEAwAAAAAAAAAAAAAAAAEAAhESEDJC/9oACAEDAQE/AbNiEa8lO2OP/8QAGxEAAgIDAQAAAAAAAAAAAAAAAQIAERASMUL/2gAIAQIBAT8B0a7JgYNyecf/xAAoEAABAwIEBAcAAAAAAAAAAAACAQMRABIEEBMhBSJBcSNCYXKRodH/2gAIAQEABj8CBxcO66gXKqNipVinU5W7NW5N9pjp60LYulcS2p4ZfmRabib7QQXJ371xVCG9s2k2L3LXJhRQwWZsjLCMkukriwZgM/U08Lb5vyz527Y5u610+Mv/xAAdEAEAAgIDAQEAAAAAAAAAAAABESEAMRBhkVHh/9oACAEBAAE/IStqohqKOpcA2MLsirTasd0GOxWDgMUZQHyElL9wAkrKmanHUvWYI7F4QJWJA2JBL5j3w7CqlE2+sGLj1+uP/9oADAMBAAIAAwAAABBP5/z/xAAeEQEAAQQCAwAAAAAAAAAAAAABEQAhMXEQYbHB8P/aAAgBAwEBPxAQAjG+36KIyOyPbTiK1jwcf//EAB8RAQAABAcAAAAAAAAAAAAAAAEAESFhEDFBcZHB8P/aAAgBAgEBPxBKuW09zAExTefRBkG+H//EAB4QAQEBAAEFAQEAAAAAAAAAAAERIQAQMUFRYXGB/9oACAEBAAE/EDMRLFNAurC05OQ66GAbADQu0px+pKMnFQGprh56QnHTkEQXoCP1SHEjvrooad4/XvzHHlGzhAUSkfvSLVsiFeIBEobf2xec+cBqV76ebiYzdxB/j0f/2Q==">

Faça login na sua conta ou crie um cadastro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na tela principal, você verá a galeria de modelos disponíveis. Use as categorias, na parte superior da tela, ou a busca para encontrar o modelo desejado e toque sobre ele para editá-lo.

Selecione o modelo desejado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Ao tocar sobre um texto, você pode alterar a fonte, alinhamento, cor e espaçamento. Use os botões que aparecem ao redor do texto para rotacionar ou alterar o tamanho da caixa. Caso queira editar a frase, basta tocar duas vezes sobre ela.

Editando texto do modelo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para editar a imagem de fundo, toque sobre ela. Você pode escolher uma foto salva no seu celular, usar o arquivo da biblioteca do Canva ou uma cor sólida. Qualquer alteração pode ser desfeita usando o ícone da seta apontada para a esquerda, na parte superior da tela.

Alterando imagem de fundo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Demais objetos podem ser editados da mesma forma: basta tocar sobre a figura para exibir as opções disponíveis. Na parte inferior da tela, você pode alterar a cor e transparência. Use os botões nas extremidades do retângulo de seleção para ampliar ou reduzir. O botão com o círculo serve para rotacionar o objeto.

Editando cor, tamanho e orientação de objetos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Caso queira adicionar novos itens – como, por exemplo, campo de texto, objetos, páginas ou logotipos – toque sobre o botão "+", no canto inferior direito da tela.

Adicionando novos objetos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Quando terminar, toque em "Compartilhar", no canto superior direito da tela e escolha o formato em que você deseja exportar o arquivo. Por fim, você pode salvar a imagem na sua galeria ou compartilhar nas redes sociais ou mensageiros.

Exportando arte criada no Canva (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para criar artes de qualidade usando o app Canva no celular.

Qual é o melhor app gratuito para editar fotos? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.