A Apple deve apresentar a versão 10.14 do macOS com novos recursos para Mac durante a WWDC 2018, conferência que ocorre no começo de junho. Ainda sem nome definido, o software trará melhorias de segurança e estabilidade, além de possíveis funções inovadoras para computadores da fabricante.

Entre os principais mistérios está uma eventual combinação do sistema com o iOS, que roda no iPhone. Veja todos os rumores em torno da atualização para MacBook, Mac Pro e iMac e saiba o que esperar.

Veja possíveis novidades do sucessor do macOS High Sierra (Foto: Divulgação/Apple)

1. Fusão com o iOS

A mídia especializada internacional aqueceu os rumores sobre uma possível fusão entre iOS e macOS. A mudança levaria os aplicativos e algumas funções conhecidas do iPad para a tela do Mac. A novidade ganhou força após a possibilidade do lançamento de um Macbook com chip ARM, hardware que seria compatível de fábrica com programas de celular.

O assunto deve ser tratado com cautela. Apesar de jornalistas que acompanham de perto as novidades em Cupertino afirmarem que o projeto existe e tem até codinome, Marzipan, executivos da Apple vieram a público descartar a combinação dos sistemas em um só. A aposta é que a novidade não seja anunciada ainda este ano.

Existe a probabilidade que a Apple apresente, na próxima semana, ao menos a plataforma de desenvolvimento para criar apps universais compatíveis com iPhone e Mac. O redesenho da Mac App Store também pode estar a camin

... ho, nos moldes do que ocorreu com a App Store no iOS 11.

A interface do Mac na tela touchscreen do iPad (Foto: Divulgação/Luna)

2. iTunes e Apple Music

Alvo de críticas de usabilidade, o aplicativo do iTunes, que também abriga o Apple Music, pode ser remodelado no macOS 10.14. Além da insatisfação dos usuários com o app, uma possível mudança é indicada pela aquisição recente do Shazam, serviço de reconhecimento musical que pode incrementar a inteligência da plataforma.

Além disso, outros rumores envolvem a entrada da Apple no mercado de streaming de filmes e séries, algo que impactaria diretamente no funcionamento do iTunes. Se um rival do Netflix chegar, o aplicativo de entretenimento do Mac deverá sofrer alterações profundas.

Apple Music e iTunes podem passar por mudanças (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

3. Modo escuro

O Webkit, plataforma de desenvolvimento web usada pelo Safari, revela a possível chegada de um novo Modo Escuro ao macOS. Um recurso parecido já existe desde a versão Yosemite, mas seria aprimorada para afetar todos os aplicativos instalados no computador. Na prática, em vez de escurecer apenas a barra de ferramentas e outros pequenos detalhes da interface, a função permitiria mudar a paleta de cores do sistema inteiro.

'Dark Mode' que existe desde Mac OS X Yosemite pode ser reformulado no macOS 10.14 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. Performance e segurança

Melhorias de desempenho aguardadas para o macOS devem tornar Macs mais rápidos para desbloquear e acordar após a suspensão. Computadores da Apple já são conhecidos pelo alto rendimento nesses dois quesitos, mas modelos mais recentes devem apresentar performance ainda melhor graças ao novo sistema de arquivos e demais aprimoramentos no código. O macOS 10.14 também será o primeiro compatível apenas com apps em 64 bits, que tendem a apresentar resposta mais veloz.

A Apple já declarou que o macOS trará novidades de segurança. Novas medidas de proteção devem chegar em resposta a casos recentes de vulnerabilidades no macOS High Sierra, mas ainda não está claro quais serão as mudanças implementadas no software.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.