Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Microsoft Fotos, app nativo do Windows 10, é o mais recente software de visualização de imagens do sistema operacional da Microsoft. De maneira similar ao Google Fotos, o programa ajuda a organizar os arquivos da categoria que o usuário tenha salvado no PC. O que muita gente não sabe é que a ferramenta também permite realizar pequenas edições nas imagens, como adicionar filtros, mexer na saturação, realizar recortes, dentre outros recursos.

O TechTudo traz, abaixo, um passo a passo que apresenta as principais possibilidades de edição no programa desenvolvido pela empresa de Bill Gates. Quer aprender a usar melhor o "Fotos"? Então confira o nosso tutorial.

Confira outras funções do Windows 10

Confira outras funções do Windows 10

Passo 1. Abra uma imagem no app Fotos, nativo do Windows 10. Depois, clique na seta ao lado de “Editar e criar”, no canto superior direito;

Com a imagem aberta no "Fotos", selecione "Editar e Criar" (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Com a imagem aberta no "Fotos", selecione "Editar e Criar" (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Com a imagem aberta no "Fotos", selecione "Editar e Criar" (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 2. No menu que será expandido, escolha a opção “Editar”;

Clique em "Editar" (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Clique em "Editar" (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Clique em "Editar" (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 3. Na aba “Aprimorar”, use a seção “Aprimore sua foto” para aplicar melhorias automáticas à imagem. Pressione com a seta e mova o mouse para a direita ou para a esquerda para regular a intensidade do recurso;

"Fotos" permite aplicar aprimoramento automático às imagens (Foto: Reprodução/Bruno Soares)"Fotos" permite aplicar aprimoramento automático às imagens (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

"Fotos" permite aplicar aprimoramento automático às imagens (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 4. Na seção “Escolher um filtro”, o usuário encontra filtros similares aos do Instagram. A intensidade dessa configuração é regulada que nem a do passo anterior;

Aplique e mude a intensidade dos filtros (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Aplique e mude a intensidade dos filtros (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Aplique e mude a intensidade dos filtros (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 5. Na aba “Ajustar”, segure e mova o mouse para a esquerda ou para a direita nas ferramentas “Claro”, “Cor”, “Brilho” e “Vinheta”. Os quatro recursos permitem, respectivamente, ajustar os níveis de iluminação, saturação, brilho e sombra das imagens;

Menu "Ajustar" permite melhorar diferentes aspectos da imagem (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Menu "Ajustar" permite melhorar diferentes aspectos da imagem (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Menu "Ajustar" permite melhorar diferentes aspectos da imagem (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 6. Na mesma aba, o usuário também encontra os recursos “Olhos vermelhos”, para melhorar a cor dos olhos de pessoas fotografadas com flash, e “Correção de mancha”, que ajuda a eliminar manchas indesejadas. Para utilizar, basta selecionar um dos dois e clicar sobre a área que deseja corrigir, usando o scroll do mouse para aumentar o zoom da imagem;

Retire manchas indesejadas das fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Retire manchas indesejadas das fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Retire manchas indesejadas das fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 7. Se quiser alterar as dimensões da foto, selecione a opção “Recortar e girar”, no canto superior direito;

Em "recortar e girar" é possível mudar as dimensões da foto (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Em "recortar e girar" é possível mudar as dimensões da foto (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Em "recortar e girar" é possível mudar as dimensões da foto (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 8. Dentro da seção, utilize o mouse para diminuir as bordas da imagem até que o recorte fique como desejado. Quando tiver concluído, pressione ENTER no teclado;

Recorte fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Recorte fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Recorte fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 9. A coluna de opções à direita também permite alterar o ângulo da imagem para corrigir ou entortar fotos. Para isso, basta mover a barra posicionada à direita para cima ou para baixo;

Ajuste o ângulo das imagens (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Ajuste o ângulo das imagens (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Ajuste o ângulo das imagens (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 10. Também à direita, o usuário encontra ferramentas que permitem alterar a taxa de proporção, inverter, girar ou redefinir as alterações da foto. Após as mudanças, para retornar ao menu anterior, selecione “Concluído”;

Gire, espelhe, e mude a proporção das fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Gire, espelhe, e mude a proporção das fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Gire, espelhe, e mude a proporção das fotos (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 11. Para guardar as mudanças que fez na imagem e substitui o arquivo original, escolha “Salvar”. Já a opção “Salvar uma cópia” cria um arquivo diferente para a nova versão editada.

Você pode substituir ou salvar uma cópia do arquivo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Você pode substituir ou salvar uma cópia do arquivo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Você pode substituir ou salvar uma cópia do arquivo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Qual a melhor editor para quem não pode pagar pelo Photoshop? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.