A Apple TV tem como principal função transformar TVs comuns em smart. Mas dá para fazer muito mais com a set-top box. Os modelos atualmente comercializados – Apple TV 4ª geração e Apple TV 4K – trazem uma série de avanços, como integração ainda maior com o iOS, uma Siri mais inteligente e entendendo português, além de otimização dos botões do controle Siri Remote.

Para ajudar a quem possui o aparelho da Apple mas ainda não domina o sistema, o TechTudo destacou seis recursos úteis e pouco conhecidos da Apple TV. Confira as dicas e use todo o potencial do dispositivo integrante do ecossistema de entretenimento da Apple.

Conheça funções pouco utilizadas da Apple TV (Foto: Divulgação/Apple)

1. Pergunte à Siri

A Siri funciona na Apple TV da 4ª geração, de 2015, e na Apple TV 4K, lançada em setembro de 2017. Se você possui um desses dois modelos, pode fazer inúmeros comandos à assistente de voz usando o português.

As possibilidades do recurso são bastante vastas. Você pode pedir "quero assistir ao filme X" ou "me mostre séries de terror", por exemplo. A Siri vai procurar em aplicativos populares e exibir a resposta na tela, sem falar com você para não atrapalhar o que estiver assistindo. Também é possível especificar o app do resultado, como "procure vídeos de gatos no YouTube".

Mas as pesquisas não ficam restritas a vídeos. Você consegue solicitar para que ela execute playlists do Apple Music, encontre apps, confira resultados de jogos, exiba o tempo, ou seja, todas as coisas que você

... já está acostumado no iPhone. Na TV, porém, a assistente não responde ao comando "E aí, Siri". Em vez disso, você deve pressionar o botão de voz no Siri Remote, dizer o que quer e então soltar.

Na Apple TV, Siri é acionada a partir do controle remoto (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

2. Use os atalhos do controle remoto

Os botões do Siri Remote realizam funções extras além da executada com uma simples pressão. Em outras palavras: há vários atalhos escondidos no controle. Por exemplo, se você mantiver o botão de reprodução/pausa pressionado, será exibida uma lista de todas as saídas de áudio disponíveis. Isso dispensa navegar pelo painel de informações para alternar entre fones de ouvido e alto-falantes.

Já para alternar entre apps, basta apertar duas vezes o botão Início e será aberta uma janela multitarefas similar a do iOS. Se estiver na tela inicial e pressionar o botão Menu, será exibido um protetor de tela.

O touchpad também traz atalhos. Se você der um tapa no local enquanto estiver assistindo a um conteúdo, aparecerá um indicador de tempo ao lado dos ícones de avançar e retroceder rápido. Assim, o usuário pode saber exatamente onde estava antes de apertar um dos botões.

Touchpad e botões do Siri Remote trazem atalhos (Foto: Divulgação/Apple)

3. Use o iPhone como controle

O Siri Remote é fácil de usar, mas ele pode apresentar problemas ou – o mais comum – se perder pela casa. Se você não quiser procurar o acessório para usar a Apple TV, use o iPhone ou iPad para controlar a set-top box.

O iOS 11 recebeu integração com o Apple TV Remote, que pode ser adicionado à Central de Controle do sistema móvel. Além disso, o aplicativo está disponível na App Store brasileira, podendo ser baixado por quem tem versões anteriores do iOS.

Em ambos os casos, é necessário ter a versão mais recente do tvOS, o sistema da TV. A última atualização é a v. 11.3, a partir da qual a Siri passou a entender o português do Brasil.

Uma das maiores vantagens de usar o smartphone em vez do controle remoto está na digitação. Sempre que houver um campo de texto, você poderá utilizar o teclado do iPhone, abandonando de vez o cansativo teclado virtual da Apple TV.

4. Mude o tema do fundo da tela

As últimas Apple TV (4ª geração e 4K) permitem alterar a aparência do fundo da tela, tanto de Início quanto a dos menus. O sistema oferece variações clara e escura, essa última ideal para uso no período da noite, evitando excesso de luminosidade.

Para alterar o tema, entre em "Ajustes", acesse "Geral" e selecione "Aparência". Nesta tela, escolha "Clara", "Escura" ou "Automática". Caso selecione a terceira opção, a Apple TV vai alternar entre os dois esquemas de acordo com o horário do dia.

Apple TV permite escolher temas claro ou escuro para fundo da tela (Foto: Divulgação/Apple)

5. Conecte dispositivos Bluetooth

Você pode conectar qualquer dispositivo Bluetooth à Apple TV, seja ele um fone de ouvido, caixa de som, teclado ou controle de videogame. Depois de colocar o aparelho no modo de emparelhamento, acesse os "Ajustes" da TV, entre em "Controles remotos e dispositivos" e selecione" Bluetooth".

O sistema vai procurar os acessórios Bluetooth próximos, exibindo-os na tela em seguida. Daí basta escolher o seu dispositivo e, se for pedido, digitar o PIN.

Apple TV pode ser conectada a qualquer dispositivo com Bluetooth (Foto: Divulgação/Apple)

6. Veja conteúdos do seu celular via AirPlay

Você pode usar o AirPlay para visualizar as fotos e vídeos do seu iPhone ou iPad na televisão com Apple TV. O sistema também permite espelhar a tela do iOS, o que pode ser usado para compartilhar todo o conteúdo do display com outras pessoas.

Um aspecto interessante da função é que ela pode ser utilizada para outros fins além do visual. Se você não tem uma caixa de som Bluetooth, por exemplo, pode lançar mão da conectividade para reproduzir uma música do smartphone na TV - ou seja, usar um sistema de áudio mais potente do que o do celular.

Transmita conteúdos do iOS para a Apple TV pelo AirPlay (Foto: Divulgação/Apple)

Via MakeUseOf

Apple TV 3 ou 4: qual geração vale a pena comprar? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.