O Chromepara Androidpossui um modo leitura, que torna as páginais mais confortáveis no celular. Com o recurso, é possível ler textos sem incômodo, ainda com a capacidade de personalizar a visualização, alterando cores, a fonte e o tamanho das palavras.

Embora seja bastante simples de usar, o modo leitura precisa ser ativado nas configurações do navegador. No tutorial a seguir, veja o passo a passo para habilitar a opção no seu smartphone e saiba como utilizar todos os seus ajustes, incluindo o tema escuro, ideal para a leitura durante a noite.

Modo leitura: recurso do Google Chrome também permite alterar a fonte das páginas; veja como (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Como ativar o modo leitura

Passo 1. Acesse o Chrome normalmente e toque no botão de três pontos no canto superior da tela. Em seguida, vá em "Configurações".

... FBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAZABkDASIAAhEBAxEB/8QAGgAAAgMBAQAAAAAAAAAAAAAAAgQDBQkGCP/EABUBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAB/9oADAMBAAIQAxAAAAH0EHTgtBLbGicWZYmljGZ6q//EACEQAAAGAQQDAAAAAAAAAAAAAAABAgMEBRUGEBESEzFC/9oACAEBAAEFAlUVY2G9PwjDVJXc4OuBpHiT3QfC+xDKQw5ZRVJZmxmSycUI9/e3/8QAGBEAAwEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAERIRD/2gAIAQMBAT8BsU4sG7p//8QAFBEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIP/aAAgBAgEBPwEf/8QALBAAAQMCAgYLAAAAAAAAAAAAAQACBAMRNJMTITFywdEFEBIUIjVRYnGBof/aAAgBAQAGPwLX0fHPxHHJOdUixnXOpugbZv4vL4uS3ksDGymraQi+3jtbtIhbViqGYFYTaLD66RqA75Sf7n1hcrFR80Ibp4pv0mbh49X/xAAiEAACAQIHAAMAAAAAAAAAAAABEQAx8CFBUWGBkcEQobH/2gAIAQEAAT8hodJ4n8g7idKwqgqPMdIHEYsryEJ6gUQgZuZVA+4+y3mZsO4CUNfrCcq0AnsWngJjvGWj7LnpBkFPgv/aAAwDAQACAAMAAAAQ8gZ8/8QAGhEBAAIDAQAAAAAAAAAAAAAAAQAhEDHwof/aAAgBAwEBPxASAL6u8wlCRErbP//EABgRAAMBAQAAAAAAAAAAAAAAAAABETEQ/9oACAECAQE/EIm6+aYof//EACQQAQABAwMCBwAAAAAAAAAAAAERACExEEFRYaFxgZGxwfDx/9oACAEBAAE/EIFkARZGzJ6b0q9IsAi9IYld2ALUy3O9j6ny0OyMJ4DuUGoHikysjgU+dTgBLJwZr8dQUiJMlC9HJwHOG46Ve46gbuSE5mLagkHYe0r7TnT/AP/Z">

Primeiro, acesse as configurações do navegador (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Já nas configurações, siga para "Acessibilidade". Na tela seguinte, marque a opção "Visualização simplificada" e retorne à página principal.

Para habilitar o modo leitura, marque a opção "Visualização simplificada" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Agora é necessário acessar qualquer página da web com texto – uma matéria do TechTudo, por exemplo. Caso a página acessada suporte a visualização simplificada, o smartphone exibirá um aviso na parte inferior da tela. Toque sobre o item para visualizar o conteúdo em modo leitura.

O aviso só será exibido caso a página suporte a visualização simplificada (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Como personalizar o modo leitura

Passo 1. Com o modo leitura já ativado, é possível alterar a aparência. Para isso, toque novamente no botão de três pontos no canto da tela. Em seguida, selecione "Aparência".

Prossiga para as configurações de aparência do modo leitura (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Agora, você pode personalizar o modo leitura. É possível deixar o fundo branco, em "Claro", preto, em "Escuro", ou em tons amarelados, em "Sépia". Neste exemplo, utilizaremos o tema escuro.

É possível escolher entre os temas "Claro", "Escuro" e "Sépia" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Nesta mesma janela, os ajustes exibidos logo abaixo permitem alterar o tamanho e a fonte do conteúdo escrito. Após personalizar a página conforme a sua preferência, toque no botão "Voltar" para salvar as configurações.

Ao terminar os ajustes, toque no botão voltar para visualizar o conteúdo (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pronto! A partir de agora, você já sabe como utilizar todos os recursos do modo leitura no Chrome.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.