O app Pessoa Física, da Receita Federal, permite configurar um aviso no celular sobre a restituição do Imposto de Renda. O recurso é útil para saber exatamente quando a sua restituição estará disponível, já que não existe uma data fixa – ela é liberada em lotes de acordo com a data de entrega da declaração de IR, com prioridade para idosos e pessoas com necessidades especiais.

No tutorial a seguir, aprenda a configurar o alerta de restituição do Imposto de Renda pelo celular. O procedimento foi realizado em um iPhone (iOS), mas as dicas também valem para usuários de celulares com Android.

App da Receita Federal notifica usuário sobre disponibilidade da restituição (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

App da Receita Federal notifica usuário sobre disponibilidade da restituição (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. Abra o app Pessoa Física e escolha a opção "Consulta Restituição". Em seguida, digite o seu CPF e mantenha o ano 2018 selecionado na opção à direita. Agora, toque sobre o ícone da lupa.

Digite o seu CPF na consulta de restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
... 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">

Digite o seu CPF na consulta de restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque sobre o ícone da estrela à esquerda do seu nome. Dessa forma, quando a sua restituição estiver disponível, você receberá uma notificação em seu celular informando.

Ativando alerta sobre disponibilidade da restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando alerta sobre disponibilidade da restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite a dica para ser alertado assim que o lote com a sua restituição de IR for liberado.

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.