Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Google anunciou nesta semana uma mudança em seu emoji de salada no Android P Beta 2 para tornar a figura mais próxima da comunidade vegana. Antes composta por folhas de alface, fatias de tomate e um ovo dentro de uma tigela branca, o ingrediente de origem animal foi retirado da imagem.

Segundo a designer do Google Jennifer Daniel, a empresa está voltada para discussões sobre inclusão e diversidade e, assim, decidiu tornar o emoji “uma salada vegana mais inclusiva”. Para amenizar polêmicas, a gerente de UX (User Experience; em português: experiência do usuário) também ressaltou que a mudança acompanha o cadastro da figura no Unicode, consórcio responsável pelos desenhos.

Emoji de salada perdeu o item de origem animal, o ovo (Foto: Divulgação/Google)Emoji de salada perdeu o item de origem animal, o ovo (Foto: Divulgação/Google)

Emoji de salada perdeu o item de origem animal, o ovo (Foto: Divulgação/Google)

“O objetivo do redesenho é criar uma imagem mais fiel à descrição do Unicode”, afirma Jennifer. Na página do órgão, o emoji que passou pela mudança é definido apenas como uma tigela de salada saudável, com alface, tomate e outros itens como pepino. Assim, o Google não estaria seguindo as regras impostas — diferente de outros sistemas operacionais que não incluíram o ovo na imagem.

Além da transformação na salada, a designer da Gigante de Buscas também revelou mudanças nos emojis de cabra e tartaruga, que ganharam aparências mais carinhosas. O emoticon com um olho grande e um pequeno também foi redesenhado, agora com um aspecto mais divertido.

Animais e emoji estressado também ganharam mudanças para ficarem mais divertidos (Foto: Divulgação/Google)Animais e emoji estressado também ganharam mudanças para ficarem mais divertidos (Foto: Divulgação/Google)

Animais e emoji estressado também ganharam mudanças para ficarem mais divertidos (Foto: Divulgação/Google)

Outras mudanças polêmicas

Com muitas críticas nas redes sociais, a retirada do ovo do emoji de salada não é a única mudança polêmica já feita nas figuras dos sistemas operacionais. Em 2017, imagens também da categoria de alimentos do Google passaram por alterações, entre elas o hambúrguer, que estava com o queijo embaixo da carne, e o copo de cerveja que aparecia com espuma, mas com a bebida pela metade.

Além disso, mudanças mais delicadas foram feitas em meio ao debate sobre a regulamentação de armas nos Estados Unidos. Após Apple, WhatsApp, Twitter e Samsung mudarem seus emojis de arma de fogo para pistolas de brinquedo, o Google, o Facebook e a Microsoft acompanharam as alterações em seus sistemas operacionais em abril de 2018.

Queijo mudou de posição no emoji de hambúrguer do Google (Foto: Reprodução/Emojipedia)Queijo mudou de posição no emoji de hambúrguer do Google (Foto: Reprodução/Emojipedia)

Queijo mudou de posição no emoji de hambúrguer do Google (Foto: Reprodução/Emojipedia)

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.