O Asus ROG Phone é o mais novo smartphone gamer criado na esteira do Razer Phone, aparelho com Android que inaugurou uma nova tendência. Concebido com design inovador, ele traz ficha técnica com processador escolhido a dedo e tela com atualização de 90 Hz. o smartphone da Asus é uma opção de peso para bater o Razer, cujo destaque está na tecnologia de 120 Hz.

Nas linhas a seguir, conheça semelhanças e diferenças no hardware dos telefones voltados para jogadores. Cabe lembrar que o preço do Asus ROG Phone não foi divulgado e que o produto chega ao mercado somente no segundo semestre.

Design

Aparelho da Asus inova com possibilidade de usar carregador ligado em porta lateral (Foto: Divulgação/Asus)

Seguindo o que é comum em produtos direcionados a gamers, os dois aparelhos apresentam aspecto mais chamativo que os celulares premium convencionais. No caso da Asus ainda há superfícies recortadas com ângulos e entalhes.

Os dois aparelhos devem oferecer diferentes empunhaduras. Isso porque a tela do Razer Phone tem aspecto 16:9 mais convencional, o que resulta em um aparelho mais largo do que o Asus ROG Phone e seu display 18:9.

A característica mais marcante no design do ROG Phone é a segunda porta USB-C, desta vez localizada na lateral do telefone. Os criadores do produto explicaram que muitos usuários vão querer jogar enquanto o smartphone estiver na tomada. Outro diferencial são botões extras que podem ser mapeados em games que suportem esse tipo de funcionalidade.

Tela

... "progressive-img">

Razer Phone ainda tem tela mais rápida a 120 Hz (Foto: Divulgação/Razer)

O Razer Phone tem tela de 5,7 polegadas com painel LCD e resolução de 2560 x 1440 pixels, que se destaca pela taxa de atualização na casa dos 120 Hz. Há a promessa de gráficos mais fluídos e maior conforto na hora de jogar – desde que os games suportem a tecnologia.

Do lado da Asus, a tela de 6 polegadas traz resolução de 2160 x 1080 pixels com tecnologia para garantir tempos de resposta mais curtos do display. Ela se atualiza a 90 Hz, taxa inferior ao Razer, mas ainda assim superior aos 60 Hz que são norma na indústria.

Processador, gráficos e memória RAM

Cooler vendido com o celular pode ser ligado na porta lateral para refrigerar o Snapdragon 845 durante o uso (Foto: Divulgação/Asus)

O Asus ROG Phone usa o Snapdragon 845 da Qualcomm, mais recente e rápido que o Snapdragon 835 a bordo do Razer Phone. Em termos práticos, os dois processadores são de oito núcleos, mas o 845 pode rodar a até 2,96 GHz contra 2,35 GHz do 835.

A Asus garante que os processadores usados nos ROG são cuidadosamente selecionados para garantir a melhor performance possível, algo que explica por que eles são mais rápidos que os Snapdragon 845 convencionais usados, por exemplo, no Galaxy S9.

No campo dos gráficos, o Asus também leva vantagem por trazer a GPU Adreno 630, superior à Adreno 540 do Razer. O chip gráfico é um componente central para quem quer jogar no celular, pois quanto mais rápido ele for, melhores serão o desempenho e qualidade de reprodução de imagens e efeitos em games.

Os telefones empatam na memória RAM: DDR4 de 8 GB.

Armazenamento

O Razer Phone tem armazenamento de 64 GB e permite cartão microSD de até 400 GB. Com mais variedade, o ROG Phone é vendido com 128 GB ou 512 GB, porém sem possibilidade de expansão.

Câmeras

Razer Phone traz Android 7.1.1 Nougat e câmera dupla (Foto: Divulgação/Razer)

Os dois celulares têm câmera dupla. No caso do ROG Phone, o conjunto de sensores é formado por uma câmera principal de 12 megapixels e outra de 8 MP. No painel dianteiro, as selfies ficam a cargo de um sensor de 8 MP.

No Razer Phone, o sistema de câmera dupla se divide em dois sensores de 12 megapixels. Um deles, com abertura focal de f/1.8, é indicado para fotos em ambientes menos iluminados. O outro, com f/2.6, terá melhores resultados em ambientes de luz forte. Na câmera frontal, o Razer Phone repete o Asus com um sensor de 8 MP.

A e recursos

Celular da Asus deixa a discrição de lado (Foto: Divulgação/Asus)

O ROG Phone da Asus leva a sério a proposta de smartphone gamer por conta de alguns recursos interessantes e exclusivos. O primeiro deles é a presença de botões nos cantos do aparelho e que podem se comportar como gatilhos – a exemplo de botões L1/R1 no PS4 ou LT/RT do Xbox.

Outros extras do ROG Phone são acessórios que trazem uma segunda tela ao conjunto, um cooler para aumentar a refrigeração do processador em sessões intensas de jogo, um dock para jogar em tela grande com teclado e mouse e um acessório que transforma o celular num dispositivo bastante parecido com o Nintendo Switch.

Outro diferencial que distingue os dois telefones fica por conta da presença de saída de fone de ouvido convencional no Asus. O Razer Phone aposentou o conector P2 e só oferece compatibilidade com fones de ouvido Bluetooth ou USB-C.

Em comum, Razer Phone e Asus ROG contam com funcionalidades de software desenvolvidas para liberar mais desempenho do celular para jogos, eliminando tarefas que rodam em segundo plano no Android.

Os dois celulares também contam com sensores de impressões digitais. No aparelho da Asus, o sensor fica no painel traseiro, enquanto no Razer Phone ele é acoplado ao botão liga/desliga.

Em termos de versão do Android, o celular da Razer fica devendo pela opção em torno do antigo Android 7, embora a Razer já tenha anunciado que o Android 8 chega em breve ao aparelho. No Asus ROG Phone, o usuário encontra o Android O (8).

Bateria

Ambos os aparelhos apresentam baterias de 4.000 mAh (Foto: Divulgação/Asus)

Os dois celulares contam com baterias de igual capacidade, 4.000 mAh. Nenhuma das duas marcas faz estimativas de duração da carga no uso do aparelho.

Preço

O Razer Phone tem alguns meses de vida no mercado e, embora não tenha sido lançado oficialmente no mercado brasileiro, pode ser encontrado no exterior por US$ 699 (R$ 2.640 em conversão direta, descontados impostos). O preço do ROG Phone não foi divulgado.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.