O sinal da TV Digital não está imune às interferências, apesar de muitas vantagens em relação à analógica. Entre os problemas conhecidos pelos usuários da tecnologia, os mais comuns envolvem imagens quadriculadas, chiados, estalos no som, ausência completa do vídeo, do áudio ou até mesmo de canais.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu a seguir as cinco causas mais comuns de falhas na recepção do sinal de TV Digital. Além disso, trazemos algumas dicas de como resolver o problema em cada situação.

1. Torres de telefonia celular

Nas cidades onde o sinal da TV analógica já foi desligado, as torres de telefonia celular podem utilizar a faixa dos 700 MHz para transmitir o sinal de Internet 4G. Embora essa banda seja considerada a ideal para transmissões de alta velocidade, ela também está muito próxima da faixa utilizada pela TV Digital, o que pode causar interferências na captação de ambos os sinais.

Um filtro 4G pode resolver as interferências causadas pelo sinal de internet (Foto: Divulgação/Aquário)

Embora muitos municípios do país ainda não utilizem a nova faixa de transmissão do 4G, a Anatel reconhece que as tecnologias podem entrar em conflito e recomenda a utilização de filtros nas antenas da TV para melhorar a recepção do sinal. Apesar disso, não há ocorrências de interferência no sinal Digital no Brasil diretamente relacionado às torres de telefonia celular.

2. Smartphones

Ainda que você more longe das antenas de telefonia celular, alguns fatores podem contribuir para que o sinal 4G interfira na captação da TV Digital, incluindo o seu smartphone

... ou tablet. Isso acontece porque muitos desses aparelhos também operam na faixa dos 700 MHz e, apesar de não causarem problemas em grande parte dos casos, podem dificultar a captação de sinal das TVs que utilizam antenas internas.

Nestas situações, a interferência só ocorre quando o aparelho está muito próximo da antena ou televisor. Portanto, basta manter o dispositivo sempre afastado da TV.

Também devido ao 4G, celulares podem (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

3. Instalação incorreta da antena

A instalação incorreta da antena também pode prejudicar a captação de sinal. No caso específico da TV Digital, esse é o motivo mais comum para o problema, que pode ser resolvido facilmente com a visita de um antenista. De acordo com o portal TV Perfeita, criado para minimizar possíveis interferências entre o sinal digital e 4G, a Anatel fez 3.917 visitas técnicas. Dessas, 2.272 revelaram problemas com a instalação de antenas ou componentes relacionados.

4. Antenas internas

Antenas internas têm mais dificuldade na captação do sinal de TV (Foto: Divulgação/Aquário)

Apesar de atraírem pelo preço acessível e instalação mais fácil que as antenas comuns, as antenas internas também têm mais dificuldade para captar o sinal de TV. Esse problema é ainda mais frequente nas regiões onde a cobertura do sinal digital não é das melhores. Tal característica, quando somada aos outros obstáculos já citados acima, torna inviável qualquer solução a não ser a substituição da antena por um modelo externo.

5. Antena, TV ou cabos danificados

Também segundo informações da TV Perfeita, outro motivo comum para as dificuldades ao acessar a TV digital envolvem defeitos nos equipamentos do próprio usuário. Portanto, antes de solicitar qualquer ajuda externa, é recomendável verificar o funcionamento da TV e dos outros aparelhos relacionados à captação de sinal – conversor digital, antena e cabos, por exemplo.

Tv digital foi uma aposta certa? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.