O Google Lens chegou recentemente para escanear o mundo com a câmera do celular e, a partir do banco de dados do Google, oferecer uma série de recursos. Ao identificar textos e objetos por meio de inteligência artificial, a ferramenta torna mais simples várias tarefas e pesquisas, como a leitura de documentos, a identificação de uma obra de arte ou a busca por um ponto turístico.

Por enquanto, o Google Lens está disponível como um aplicativo à parte apenas nos smartphones com Android, onde é encontrado também na Google Assistente. Já nos iPhones (iOS), o Lens pode ser utilizado por meio do Google Fotos.

Lista traz dez recursos interessantes do Google Lens (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Confira, nas linhas a seguir, uma lista com as principais possibilidades dessa novidade.

1. Copiar textos do mundo real

Manipular textos não digitais ao seu redor ficou muito mais fácil com o Lens. Basta apontar a câmera e o aplicativo detecta informações escritas em documentos, cartazes, cardápios, rótulos, capas e até notas redigidas a mão e transforma em texto editável. É possível selecionar um trecho para copiar, fazer uma busca ou traduzir.

2. Adicionar dados de um cartão de visita aos contatos

O Google Lens não apenas lê textos, como também consegue identificar do que se trata em alguns casos. Quando um cartão de visitas com informações como nome, telefone, email e endereço é identificado, a ferramenta oferece a opção de adicionar o contato à agenda do smartphone. Cada campo do app Contatos é preenchido auto

... maticamente com os novos dados.

Aplicativo do Google escaneia o ambiente e reconhece textos e objetos (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

3. Identificar livros, filmes, games e álbuns musicais

Está na livraria tentando decidir por um novo livro? Tente usar a ajuda do Lens. Ao reconhecer a capa de um livro, o software exibe detalhes e reviews sobre o item e, claro, permite uma busca imediata no Google. O mesmo vale para filmes, jogos e CDs. Tende a ser bem mais rápido que digitar cada título na pesquisa.

4. Identificar obras de arte

O Lens sabe identificar quadros e esculturas famosas, fornecendo nome, autor e outras informações. A tecnologia vale tanto uma obra de arte original no museu quanto para uma reprodução em uma camiseta.

5. Ler códigos de barras e QR codes

Existem aplicativos para esse fim, mas o Google Lens está aí para ajudar o usuário a capturar e processar todo tipo de informação visual ao seu redor. Portanto, os códigos de barras e QR codes não ficaram de fora. Dependendo do código, o recurso pode mostrar detalhes sobre um produto, um link ou apenas o número correspondente.

Google Lens identifica códigos de barras, obras de artes e produtos (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

6. Identificar pontos turísticos

Suas viagens – ou até mesmo um passeio na sua própria cidade – podem ficar mais interessantes. Ao apontar a câmera para um prédio, fonte ou outra construção famosa, o app consegue reconhecê-la e dar informações a respeito.

7. Reconhecer produtos e sugerir semelhantes

Uma das funções do Lens mais divulgadas pelo Google é a capacidade de detectar produtos e indicar outros parecidos que estejam à venda na internet. De roupas, sapatos e bolsas a móveis e eletrodomésticos, se você viu um objeto na casa de um amigo ou em uma loja, gostou e quer saber mais ou comprar um similar, o aplicativo pode ajudar.

8. Identificar plantas e flores

Se você quer descobrir qual é a espécie da árvore perto da sua casa ou qual é a planta na sala de espera do médico, aqui está uma opção. Enquanto a maioria das pessoas não têm um conhecimento botânico muito extenso, o Google Lens é capaz de reconhecer e nomear diferentes espécies de plantas e flores. Normalmente, a ferramenta mostra duas ou três opções mais prováveis.

Google Lens reconhece produtos, famosos e plantas (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

9. Reconhecer celebridades

Quem nunca ficou intrigado tentando lembrar de onde conhece um ator ao ver um filme ou série? Pois essa é outra habilidade do Lens. Quando se depara com o rosto de um músico, ator, político, figura histórica ou qualquer pessoa famosa, o recurso pode reconhecê-la, indicar seu nome e mais informações sobre ela.

10. Identificar animais

O Google Lens consegue diferenciar raças de cães e gatos. Aponte o celular para o animal e o aplicativo vai listar os nomes das raças que mais se assemelham. No caso dos bichos de raça cruzada, porém, a ferramenta ainda não sabe interpretar.

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.