Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O ROG Phone é o novo smartphone gamer da Asus, anunciado em junho de 2018. Com ficha técnica avançada, o celular chama a atenção pela tela com taxa de atualização de 90 Hz e o conjunto de acessórios, como o TwinView Dock, para visualização em tela dupla. Do outro lado, o Nubia Red Lightlançado em maio de 2018 pela ZTE – traz características similares, mas chama a atenção pelo design vibrante com luzes de LED na traseira.

Apesar de não serem vendidos no Brasil, os telefones vêm se destacando entre os jogadores pelas suas especificações e sistemas de refrigeração. Acompanhe o comparativo a seguir e conheça as semelhanças e diferenças entre o Asus ROG Phone e o Nubia Red Light.

Nubia Red Light é um smartphone gamer da ZTE (Foto: Divulgação)Nubia Red Light é um smartphone gamer da ZTE (Foto: Divulgação)

Nubia Red Light é um smartphone gamer da ZTE (Foto: Divulgação)

Design

O desenho dos dois celulares segue o padrão adotado pela indústria gamer, com acentuações mais elevadas e detalhes em cores que contrastam com a aparência escura dos aparelhos. O ROG Phone foi apresentado na cor preta e o Nubia Red Light em vermelho e preto.

Na parte de trás o celular da ZTE, uma linha em LED é capaz de exibir 16 milhões de cores, em quatro diferentes efeitos. Já o ROG Phone é compatível com acessório que permite plugar fones de ouvido e carregador na lateral do aparelho, para poder jogar mesmo enquanto ele carrega, não importando a posição do smartphone.

ROG Phone, da Asus, tem entrada para carregador e fones de ouvido nas laterais (Foto: Divulgação/Asus)ROG Phone, da Asus, tem entrada para carregador e fones de ouvido nas laterais (Foto: Divulgação/Asus)

ROG Phone, da Asus, tem entrada para carregador e fones de ouvido nas laterais (Foto: Divulgação/Asus)

Tela

A tela é um ponto em comum entre o ROG Phone e o Nubia Red Light. Ambos contam com 6 polegadas e resolução Full HD+ (2160x1080 pixels), com densidade de 402 pixels por polegada (ppi). Os displays também são em formato 18:9, mais estreito.

No smartphone da Asus, uma das vantagens é a compatibilidade com conteúdo HDR, que melhora os níveis de contraste. Outro detalhe importante é a taxa de atualização da tela, que é de 90 Hz, enquanto o Nubia segue o padrão de 60 Hz, visto em demais celulares fora do segmento gamer.

Isso quer dizer que as imagens são atualizadas mais vezes por segundo no ROG Phone e, assim, a percepção da transição entre as cenas é menor, dando mais fluidez ao jogo. Porém, apesar da configuração mais avançada, o lançamento da Asus perde para o Razer Phone, que tem taxa de 120 Hz.

Nubia Red Light tem tela de 6 polegadas Full HD+, assim como ROG Phone (Foto: Divulgação/ZTE)Nubia Red Light tem tela de 6 polegadas Full HD+, assim como ROG Phone (Foto: Divulgação/ZTE)

Nubia Red Light tem tela de 6 polegadas Full HD+, assim como ROG Phone (Foto: Divulgação/ZTE)

Câmeras

As câmeras dos celulares seguem propostas diferentes. No ROG Phone, a aposta foi pela câmera dupla, com sensores de 12 e 8 megapixels. Uma das lentes é grande angular. Já o celular da ZTE focou na quantidade de pixels, em sensor único de 24 megapixels.

Quando o assunto é selfie, os dois devem entregar um resultado parecido, já que fotografam com resolução de até 8 megapixels.

Câmera dupla do ROG Phone tem 12 MP e 8 MP (Foto: Divulgação/Asus)Câmera dupla do ROG Phone tem 12 MP e 8 MP (Foto: Divulgação/Asus)

Câmera dupla do ROG Phone tem 12 MP e 8 MP (Foto: Divulgação/Asus)

Processador, memória RAM e armazenamento

O ROG Phone também sai na frente quando o assunto é desempenho. Isso porque traz o processador Qualcomm mais poderoso do momento, o Snapdragon 845, de 8 núcleos e velocidade de até 2,96 GHz.

Sua unidade de processamento gráfico (GPU) é igualmente avançada, a Adreno 630. O telefone tem memória RAM de 8 GB. O conjunto de especificações deve ser mais do que suficiente para rodar jogos pesados sem travamentos.

A versão do processador do Nubia Red Light é anterior, o Snapdragon 835 com 8 núcleos e 2,35 GHz. O chip gráfico é a Adreno 540, também inferior ao usado no ROG. Ele é vendido em edições com memória RAM de 6 GB ou 8 GB.

O armazenamento dos smartphones é robusto. O ROG Phone foi anunciado em versões com 128 GB ou 512 GB, enquanto o Nubia Red Light é encontrado em opções de 64 GB ou 128 GB. Nenhuma das fabricantes informa sobre a compatibilidade de cartão microSD na ficha técnica dos aparelhos. Ambos saem de fábrica atualizados com o Android O (8.1).

Nubia Red Light tem tem processador Snapdragon 835 e até 8 GB de RAM (Foto: Divulgação/ZTE)Nubia Red Light tem tem processador Snapdragon 835 e até 8 GB de RAM (Foto: Divulgação/ZTE)

Nubia Red Light tem tem processador Snapdragon 835 e até 8 GB de RAM (Foto: Divulgação/ZTE)

Bateria

No quesito bateria, os aparelhos devem apresentar resultados semelhantes, pois têm capacidade parecida: 4.000 mAh no ROG Phone – com sistema de carregamento rápido – e 3.800 mAh no Nubia. Na prática, as fabricantes afirmam que os celulares passam um dia inteiro fora da tomada.

Recursos extras

Para evitar o superaquecimento, os dois smartphones contam com sistemas de refrigeração, sendo por câmara de vapor 3D no ROG Phone e por propagação de ar no Nubia Red Light. Eles também são equipados com biometria por leitor de impressão digital.

O lançamento da Asus se destaca pelos acessórios, que permitem incluir mais uma tela para jogos, como o TwinView Dock. Há, também, uma dock para se conectar com monitor, teclado, mouse, assim como o Samsung DeX, para Galaxy S9. Os itens são vendidos separadamente.

ROG Phone tem sistema de resfriamento por câmara 3D (Foto: Divulgação/Asus)ROG Phone tem sistema de resfriamento por câmara 3D (Foto: Divulgação/Asus)

ROG Phone tem sistema de resfriamento por câmara 3D (Foto: Divulgação/Asus)

Preço e custo-benefício

O Nubia Red Light foi anunciado por US$ 399, o que equivale a cerca de R$ 1.470 em conversão direta. O aparelho não é vendido oficialmente no Brasil e, assim como o ROG Phone, pode ser importado. A Asus, por sua vez, ainda não anunciou o valor de lançamento do ROG Phone.

Cinco tópicos que devem ser analisados na hora de comprar celular

Cinco tópicos que devem ser analisados na hora de comprar celular

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.