Feliz Dia Internacional da Mulher! ? o que diz o buscador em um Doodle do Google ilustrado com mulheres em diferentes ?reas de atua??o profissional, art?stica e tamb?m esportiva. A homenagem da gigante de buscas, que celebra o dia 8 de mar?o, marcado por reivindica??es em todo mundo, segue na p?gina inicial, unindo ilustra??es de mulheres talentosas com as letras que formam a palavra Google.

Dia Internacional da Mulher: Amazon corta pre?o de Kindle e livros de autoras?

Feliz Dia Internacional da Mulher 2015: Google celebra data com Doodle ilustrado (Foto: Reprodu??o/Google)

Dia da Mulher na ONU

A data de oito de mar?o ? celebrada em muitos pa?ses ao redor do mundo para reconhecer conquistas de direitos e fortalecer reivindica??es, independente de diferen?as ?tnicas, lingu?sticas, culturais, econ?micas ou pol?ticas. Momento de relembrar lutas e realiza??es, e inspirar futuras gera??es de jovens meninas.

Em 1975, o ano foi designado pela?Organiza??o das Na??es Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de mar?o, Dia Internacional da Mulher. Dois anos depois, em dezembro de 1977, a data foi adotada oficialmente, em assembleia geral entre os pa?ses membros. O objetivo era reconhecer o papel das mulheres nos esfor?os de paz e desenvolvimento e pedir o fim da discrimina??o e apoio para o aumento da participa??o plena e igualit?ria da mulher em diferentes ?reas de atua??o na sociedade.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Antes disso, por?m, as primeiras manifesta??es em favor de uma data surgiram pela primeira vez em movimentos de trabalhadoras na virada do s?culo XX na Am?rica do Norte e tamb?m na Europa.

Nos Estados Unidos, data de 1909 o primeiro Dia Nacional da Mulher, em 28 de fevereiro. Na ?poca, o ent?o Partido?Socialista da Am?rica marcou este dia em homenagem a greve de 1.908, de trabalhadores do setor t?xtil, em Nova York. Na ocasi?o, mulheres protestaram contra p?ssimas condi??es de trabalho.

No ano seguinte, em 1910, em Copenhague, Dinamarca, o encontro Socialista Internacional estabeleceu um Dia da?Mulher, de car?ter internacional, para homenagear o movimento pelos direitos das mulheres. A proposta foi recebida com aprova??o un?nime pela confer?ncia de mais de 100 mulheres de 17 pa?ses.

Como resultado da iniciativa, em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi marcado pela primeira vez para 19 de mar?o?em pa?ses como ?ustria, Dinamarca, Alemanha e Su??a. Al?m do direito de votar e ocupar cargos p?blicos, foi reivindicado o direitos das mulheres ao trabalho e ? forma??o profissional.

Entre os anos de 1913 e 1914, o Dia Internacional da Mulher tornou-se tamb?m um mecanismo para protestar contra a?Primeira Guerra Mundial, como parte do movimento pela paz. Mulheres russas viveram pela primeira vez o Dia?Internacional da Mulher no ?ltimo domingo de fevereiro. No resto da Europa, por volta de 8 de Mar?o do ano?seguinte, as mulheres fizeram manifesta??es para protestar contra a guerra e expressar solidariedade a outros movimentos locais, como anos depois a revolu??o russa de 1917.

Igualdade de g?neros

Assinada em 1945, a Carta das Na??es Unidas foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princ?pio da?igualdade entre homens e mulheres. Desde ent?o, h? esfor?os para criar um legado hist?rico de estrat?gias globais, normas, programas e metas para melhorar o status das mulheres no mundo.

O empoderamento do p?blico feminino continua sendo um elemento central dos esfor?os da ONU?(un.org/womenwatch/history) para enfrentar os desafios sociais, econ?micos e pol?ticos no mundo.

Google e o Dia Internacional da Mulher

... esmulher.jpg" alt="Doodles antigos do Dia Internacional da Mulher no Google (Foto: Reprodu??o/Google)" height="548" width="695" title="Doodles antigos do Dia Internacional da Mulher no Google (Foto: Reprodu??o/Google)">Doodles antigos do Dia Internacional da Mulher no Google (Foto: Reprodu??o/Google)

Tradicionalmente, o Google celebra a data na p?gina inicial do buscador. No ano passado, em 2014, o gigante de buscas fez um v?deo com mulheres influentes em todo o mundo incluindo brasileiras como Maria da Penha (defensora dos direitos das mulheres cuja qual d? nome a lei que as protege da viol?ncia dom?stica),?Viviane Senna (irm? de Ayrton Senna e fundadora do Instituto que leva o nome do piloto),?Marta Silva (melhor jogadora de futebol do mundo, vencedora diversas vezes do pr?mio Bola de Ouro da FIFA), Mara Gabrilli (Deputada Federal ativa na luta pelo direito dos portadores de defici?ncia), e?Isadora Faber (jovem de 14 anos militante da educa??o p?blica) - al?m de outras vers?es nos anos de 2013 e 2012.

Campus Party 2015: v?deo discute o papel da mulher no mundo da tecnologia ?

?

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.