Os smartphones da linha SonyXperia contam com uma grande variedade de temas disponíve para download. Dentre as opções pagas e gratuitas, a maioria permite alterar os planos de fundo, fontes, cores, ícones e até mesmo os sons da interface com apenas um toque na tela. Ainda assim, os temas pouco interferem na velocidade do sistema e, caso o usuário deseje, também podem ser facilmente removidos.

Embora sejam fáceis de usar, os temas podem passar despercebidos para aqueles que estão no seu primeiro celular da marca. O TechTudo preparou um tutorial com tudo o que é necessário saber para utilizá-los. Embora o passo a passo tenha sido realizado com um Xperia XZ2 rodando o Android O, o procedimento é similar para todos os smartphones da linha.

Gratuitos ou pagos, os temas modificam todo o visual do aparelho; veja como utilizar (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do seu smartphone e selecione a opção "Aparência".

... 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">

Primeiro, acesse as configurações de aparência do aparelho (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Selecione a opção "Temas". Logo depois, a interface exibirá todos os temas já instalados no smartphone, incluindo as opções sugeridas pela fabricante. Nesta interface, as interfaces sugeridas são marcadas com uma seta para baixo.

Na tela seleção de temas, as opções sugeridas para download também são mostradas (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Para experimentar algum dos temas sugeridos, toque na opção desejada e toque em "Baixar". Após o fim do download, o tema em questão será aplicado automaticamente.

Após aplicar o tema, elementos como a barra de navegação e as cores do sistema mudam (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 4. Caso você queira testar alguma opção além das sugeridas pela Sony, é possível descer até o fim da lista e escolher a opção "Obter mais temas". Em seguida, você será redirecionado para a loja de temas da fabricante.

Siga até o fim da lista para experimentar outros temas (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 5. Dentro da loja, é possível navegar entre as categorias "Apresentados", "Mais recentes" e "Todos". Novamente, caso você encontre algum tema que deseja experimentar, basta tocar na opção desejada e, desta vez, escolher a opção "Instalar".

Neste exemplo, selecionamos e instalamos o tema Mysterious Desert, da Sony (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 6. Concluída a instalação, é possível que o tema não seja aplicado automaticamente à interface. Neste caso, para utilizá-lo, será necessário retornar às Configurações > Aparência > Temas, selecionar o tema em questão e então tocar na opção "Aplicar tema".

Após instalar um tema, é preciso ir até as configurações para aplicá-lo à interface (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pronto! Com o tema de sua preferência já aplicado, basta deixar a tela de configurações e curtir o novo visual do seu smartphone.

Desinstalando um tema

Posteriormente, caso você queira mudar mais uma vez o visual do aparelho, há sempre a opção de repetir os passos acima aplicando um tema diferente. Contudo, se o seu desejo é desinstalar um tema, siga as instruções abaixo:

Passo 1. Acesse novamente as Configurações > Aparência > Temas e selecione o tema que você deseja remover. Se a opção é a que está em uso no momento, procure pelo item com uma marca de verificação (✔) e selecione-a.

Primeiro acesse a tela de seleção de temas e escolha aquele que deseja desinstalar (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Finalmente, após selecionar o tema que deseja remover, desça até o fim da tela e toque o botão "Desinstalar".

Para remover um tema do sistema, toque em no botão "desinstalar" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pronto! O tema será retirado do seu celular. Caso a opção removida seja a que estava em uso no momento, o visual padrão da interface será restaurado automaticamente.

Como procurar pessoas por foto ou nome? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.