O Google Podcasts é o novo reprodutor de podcasts oficial do Google para Android. O app permite ouvir a mídia digital bastante similar aos programas de rádio, e que tem ganhado notoriedade nos últimos tempos. Desta forma, o ouvinte não escolhe apenas o que quer ouvir, mas também quando deseja escutar o conteúdo.

Com visual simples, é possível sincronizar os programas preferidos do usuário e reproduzi-los pelo celular. No passo a passo a seguir, veja como utilizar o app de podcasts do Google. Embora o procedimento tenha sido realizado em um Sony Xperia XZ2 com Android O, as dicas valem para qualquer smartphone com o sistema.

Aplicativo se conecta à conta do usuário para sincronizar a reprodução; saiba como utilizar (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Passo 1. Após baixar e instalar o Google Podcasts, abra-o em seu smartphone. Na tela inicial do aplicativo é possível localizar os podcasts que o Google te sugere.

... 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">

Primeiro, abra o Google Podcasts (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Para pesquisar um podcast, toque no ícone da lupa na parte superior da tela. Em seguida, digite o nome do programa que você procura.

Toque no ícone da lupa para pesquisar um podcast (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Na lista de resultados, é possível conferir os três últimos episódios de cada podcast encontrado. Caso você queira se inscrever em algum deles ou simplesmente conferir mais detalhes sobre o programa, toque no nome do programa ou no botão "Mais episódios".

Os resultados da busca também exibem os três últimos episódios de cada podcast encontrado (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 4. Na tela seguinte, é possível se inscrever no programa em questão. Ao fazer isto, tanto o podcast quanto os seus episódios mais recentes ganharão um espaço de destaque na tela inicial do aplicativo.

Ao se inscrever num podcast, os novos episódios lançados por ele aparecerão na tela inicial (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 5. De volta à tela com os detalhes do podcast, é possível visualizar todos os seus episódios já publicados. Também é possível reproduzir qualquer um dos episódios da lista apenas tocando o ícone de "play" à direita.

É possível navegar pela lista de episódio e reproduzir algum deles (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 6. Para conferir mais detalhes sobre um episódio específico, toque no título. Na próxima tela, além de visualizar o nome, a descrição, a data e o tamanho do episódio, você pode escolher se deseja reproduzi-lo via streaming ou se deseja baixá-lo na memória do telefone, no ícone com uma seta para baixo.

Tocando no episódio, é possível ver mais detalhes sobre ele ou baixá-lo (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 7. Ao optar por baixar o episódio, é possível que você precise conceder o acesso do Google Podcasts ao armazenamento do smartphone. Caso esta mensagem apareça, toque o botão "Configurações" e vá em "Permissões".

Para baixar um episódio, você terá de conceder as permissões de armazenamento aplicativo (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 8. Em seguida, ative o interruptor "Armazenamento" e volte para o Google Podcasts. Após conceder a permissão, o aplicativo poderá salvar arquivos na memória do celular, portanto, basta tocar o botão de download novamente.

Após conceder a permissão, retorne e tente baixar o episódio novamente (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 9. Após baixar um episódio, você poderá ouvi-lo mesmo sem internet. Na tela inicial do Google Podcasts, o episódio será exibido na aba "Downloads".

Os episódios baixados serão exibidos na tela inicial, na aba "Downloads" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 10. Assim como em um reprodutor de músicas, uma barra inferior exibe o episódio em reprodução no momento, junto dos comandos para dar play e pausar. Você pode tocar nesta barra para ter acesso aos demais controles da reprodução.

Durante a reprodução, toque na barra inferior para acessar outros controles (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 11. Nos controles de reprodução, além de ser possível avançar ou retroceder no episódio, é possível alterar a velocidade com a qual ele é reproduzido. Para isto, toque no botão "1,0x" e ajuste o controle deslizante conforme sua preferência.

Utilize os controles de reprodução conforme a sua preferência (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para ouvir podcasts com o novo app do Google. Para que a reprodução seja sincronizada em dispositivos diferentes, é necessário que você utilize a mesma conta Google em todos eles.

Removendo um episódio baixado

Remover os episódios baixados pode liberar um bom espaço na memória do seu smartphone. Contudo, é válido lembrar que o Google Podcasts também conta com uma limpeza automática: os episódios concluídos são removidos após 24 horas. Enquanto isso, os não reproduzidos ou inacabados são excluídos do armazenamento em 30 dias. Ainda assim, caso você queira saber como excluir um episódio baixado, siga os passos a seguir:

Passo 1. Abra mais uma vez o Google Podcasts e siga para a aba "Downloads". Em seguida, selecione o episódio que você deseja excluir.

Abra o Google Podcasts e selecione o episódio que deseja remover (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Na tela seguinte, toque no ícone marcado com "". Logo depois, selecione a opção "Remover o episódio transferido".

Para excluir o episódio, toque em "Remover episódio transferido" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pronto! Após concluir o passo acima, o episódio em questão ficará novamente disponível para download, indicando que já não está mais presente na memória do aparelho.

Spotify ou Deezer: qual tem o maior acervo de músicas? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.