Os jogos desta quinta-feira (28) da Copa do Mundo 2018 foram homenageados pelo Google com oito Doodles que se alternam na página inicial do buscador ao longo do dia. Nas ilustrações, estão representadas as nações que entram em campo hoje, incluindo Japão e Colômbia, que se enfrentam em Volgogrado às 11h (horário de Brasília) enquanto Senegal e Colômbia disputam a classificação de grupo em Samara. Para fechar a fase de grupos, às 15h, acontecem as partidas entre Bélgica e Inglaterra (ambas já classificadas para as oitavas), e Panamá e Tunísia.

As imagens do Doodle foram criadas por artistas de cada país que joga hoje. As figuras retratam a relação da nação com o futebol e com a Copa do Mundo e a homenagem seguirá até o último dia do torneio, que acontece no dia 15 de julho, domingo, ao meio-dia.

... 3NjU0MzIxMC8uLSwrKikoJyYlJCMiISAfHh0cGxoZGBcWFRQTEhEQDw4NDAsKCQgHBgUEAwIBAAAh+QQFBAD7ACwAAAAAGQALAAAI+AB9QcClTx+1VAUTKixoC1pBCBBsFZDnRd80DCsQ6vOVr6Ovgrj6tJlmq0iLGAVO6gsRDYevVPmOCTvWMV8qCFnaQNBXREMgfRAh4CAQCMcSAtFY0UoRiMASHIFa4AgKFIIQk/hatCmwx0Kvr+Tw9cAQCF8gGmQggghUpM0RWEe+tAlkYZYxV+X2xCALKxAPSwRAqDoVKAuIVdHcHQHBjBwqWLBA7IAQaFUONIFOqZKHQ4ECHNVu3MAhmvRo0aOref4sL5prHMeOwZaNqxoOXLKrtZyGo7PrXdNiT+MDm48CXLgUxO4cmw+uac93LVS4q5V169KnFwwIADs=" alt="Doodle do Google na Copa do Mundo 2018 (Foto: Reprodução/Google)" title="Doodle do Google na Copa do Mundo 2018 (Foto: Reprodução/Google)">

Doodle do Google na Copa do Mundo 2018 (Foto: Reprodução/Google)

Bélgica

O desenho da Bélgica mistura o futebol com um campo de batalha medieval. De cima de um castelo, construção comum no país, a torcida assiste a uma partida estrelada por jogadores de futebol e guerreiros. Também é possível ver o técnico transmitindo o esquema tático para um atleta e pessoas debaixo de chuva, que são frequentes na região. O ilustrador Sam Vanallemeersch não deixou de inserir uma representação do "O Filho do Homem", famosa pintura do surrealista belgo René Magritte que mostra um homem com uma maçã verde no rosto.

Doodle da Bélgica produzido pelo ilustrador Sam Vanallemeersch (Foto: Reprodução/Google)

Colômbia

O típico chapéu colombiano virou um estádio de futebol nas mãos do artista Diego Cadena Bejarano. Sobre ele, um menino chuta a bola ao gol enquanto uma garota se prepara para defender a cobrança. Ao redor, ícones das danças locais e torcedores festejam o evento. "O futebol nos ajuda a esquecer por um tempo as dificuldades que este país tem sofrido e nos ajuda a olhar à frente para um futuro mais brilhante", explica Bejarano.

Doodle da Colômbia feito pelo desenhista Diego Cadena Bejarano (Foto: Reprodução/Google)

Inglaterra

Os três leões que servem de alcunha para a seleção inglesa aparecem jogando bola no Doodle de Celyn Brazier. Assistindo à partida estão pessoas de todos os tipos, várias delas portando guarda-chuvas. Para retratar o país de origem do futebol moderno, a principal inspiração do artista foi a mobilização que o esporte causa na população. "É o evento nacional inglês por excelência e que está repleto de emoção e frustração e tragédia em iguais medidas."

Com três leões, Doodle da Inglaterra é desenhado por Celyn Brazier (Foto: Reprodução/Google)

Japão

Uma torcida empolgada e aflita, munida de instrumentos musicais, bandeiras e muita vibração está no centro do desenho feito pelo artista japonês Shinji Tsuchimochi. No segundo plano, um jogador do Japão está prestes a marcar o gol. "Para o Japão, futebol é um esporte familiar usado como tema de histórias em quadrinhos e animação. Crianças jogando futebol têm seu próprio sonho de se tornarem heróis um dia tocando essas coisas", explica o ilustrador.

Criado por Shinji Tsuchimochi, Doodle do Japão mostra torcida animada assistindo ao jogo (Foto: Reprodução/Google)

Panamá

Juan Tang Hon está por trás do Doodle do Panamá, que mostra uma partida de futebol no meio da floresta tropical. Um atleta profissional se prepara para chutar a bola ao gol, ao passo que três crianças se preparam para defender sob o travessão. Aves e borboletas sobrevoam os torcedores, enquanto no canto é possóvel ver a bandeira do país atrás de um casal com o traje típico panamenho.

Doodle do Panamá, do artista Juan Tang Hon, ilustra partida de futebol na floresta (Foto: Reprodução/Google)

Polônia

Torcedores de todas as gerações estão na frente da TV assistindo à seleção polonesa no Doodle criado por Świętosław "Slawek" Fedorczuk. Sem mostrar detalhes do jogo, a imagem se concentra nas expressões de alegria, aflição, raiva e extroversão — sensações que emergem de uma partida da Copa do Mundo. "O futebol na Polônia é mais uma celebração do que apenas um esporte", afirma Fedorczuk.

Doodle da Polônia reflete união de diferentes gerações em torno do futebol (Foto: Reprodução/Google)

Senegal

A alegria provocada pelo futebol é o destaque do Doodle de Senegal, ilustrado pelo artista Pamplemus. Festejando com entusiasmo, torcedores lotam um ônibus e dois barcos, no centro dos quais aparece uma bola com a cara de um leão, símbolo da nação. "No meu país, o futebol é algo especial. Apoiamos nossa equipe nacional com paixão."

Doodle de Senegal, do artista Pamplemus, mostra alegria e paixão do torcedor da seleção (Foto: Reprodução/Google)

Tunísia

A artista Noha Habaibe é a criadora do Doodle da Tunísia, país em que o futebol é o esporte número 1. Essa popularidade fica evidente na ilustração, em que crianças jogam bola na rua na companhia de outros pequenos e adultos, transmitindo como o país vivencia essa paixão desde cedo.

Doodle da Tunísia é do ilustrador Noha Habaibe (Foto: Reprodução/Google)

Qual é o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.