Donos de celulares da Samsung relatam que seus aparelhos estão enviando mensagens com fotos da galeria de imagens a outras pessoas de forma aleatória. Os primeiros indícios são de que o responsável pelo erro é o app oficial de mensagens SMS da Samsung, presente em todos os aparelhos da marca Galaxy. A gigante sul-coreana reconheceu o problema e disse que trabalha para resolvê-lo.

De acordo com depoimentos registrados em fóruns online, o bug ocorre em diversos modelos, incluindo os últimos lançamentos, como o Galaxy Note 8 e o Galaxy S9. Os celulares estariam enviando as fotos armazenadas no dispositivo para contatos salvos, de forma aleatória, via SMS. Uma das pessoas afirmou que teve todo o conteúdo da galeria de imagens do smartphone compartilhada durante a madrugada sem seu consentimento.

Lançamento de 2017, o Galaxy Note 8 está entre os produtos cujos donos relataram problemas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O erro pode provocar situações vexatórias, uma vez que o dono do aparelho não tem controle sobre o conteúdo nem para quem ele é direcionado. Com um agravante: a falha não deixa qualquer rastro da mensagem compartilhada, de modo que o usuário pode nem mesmo saber que está sendo exposto.

Possível causa

De acordo com o site especializado Gizmodo, acredita-se que o problema seja causado por um erro de interação entre o Samsung Messages e atualizações de perfis RCS (Rich Communications Services, que busca aprimorar o protocolo SMS ao incorporar novas funcionalidades) feitas

... por operadoras americanas de telefonia. Devido a isso, os relatos atuais são baseados em smartphones conectados à rede móvel dos Estados Unidos.

A Samsung Brasil não informou o real motivo da pane e recomendou que clientes busquem o SAC em caso de dúvidas.

Como evitar o problema

Apesar de a falha não afetar os brasileiros, usuários preocupados podem tomar algumas medidas para evitar ter suas fotos compartilhadas aleatoriamente. A solução imediata é acessar as configurações do sistema e desativar a permissão de acesso do app Samsung Mensagens aos arquivos da galeria de imagens. Além disso, o ideal é utilizar outro programa para enviar mensagens SMS – como o oficial do Google para Android – até que o problema seja definitivamente resolvido.

O que diz a fabricante

Saiba a resposta da Samsung na íntegra:

“A Samsung informa que está ciente da questão e nossas equipes técnicas estão analisando o assunto. Os consumidores interessados podem entrar em contato com a Samsung diretamente no 4004-0000 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-124421 (demais localidades).”

Com informações: Gizmodo e SamMobile

Vale a pena comprar celular pela Amazon.com dos EUA? Descubra no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.