O Instagram está testando a possibilidade de o usuário solicitar, dentro do próprio aplicativo, que sua conta receba o selo azul de conta verificada. O formulário experimental foi liberado nesta quarta-feira (10) dentro do menu de configurações do app de alguns usuários de iPhone (iOS) da Austrália, e de outros países não especificados. O teste será liberado para aparelhos com Android destas mesmas regiões nas próximas semanas.

Menu do Instagram mostra função de testes para solicitar contas verificadas (Foto: Reprodução/Mashable)

O pedido é apenas o primeiro passo para a verificação da conta. É preciso passar por uma comprovação de autenticidade, influência e exclusividade do perfil feita pelo Instagram. O usuário precisa provar à rede social sua identidade, fornecendo nome de usuário e um documento oficial com foto, que mostre seu nome completo e data de nascimento.

Atualmente, o selo é concedido a perfis de personalidades, influenciadores e grandes empresas para comprovar que aquela conta é oficial, mas nunca ficou claro quais os critérios adotados pela rede social para distribuir os emblemas. De acordo com a Gerente de Parceiros Estratégicos do Instagram na Austrália, Nicci Meek, a liberação vai mostrar transparência no processo. “Nossa comunidade nos pediu mais transparência em torno desta questão, e com o anúncio de hoje estamos compartilhando detalhes claros sobre os requisitos de verificação e os critérios de elegibilidade”, disse em comunicado.

... lass="placeholder-container" style="padding-bottom: 66.1157024793%;">

Conta verificada no Instagram é indicada ao lado do nome no perfil (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

A medida também quer acabar com os boatos de que os funcionários do próprio Instagram receberiam dinheiro através de negociações clandestinas para liberar as autenticações. "Este novo recurso dará à nossa comunidade a oportunidade de entender o processo por trás da verificação no Instagram. Acreditamos que a abertura da verificação ao público também funcionará para proteger nossa comunidade", completa Meek.

O Instagram não anunciou até quando os testes serão realizados ou se serão implantados em outros países, como o Brasil. Por se tratar de um experimento, também não é possível afirmar se a função será inserida definitivamente na plataforma.

Via Mashable e Nine

Como resolver problemas com Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.