O ScreenMaster permite editar prints da tela do celular com uma série de ferramentas úteis, como corte, efeito blur e adição de texto, adesivos, setas e formas geométricas – tudo sem perder a definição da imagem. O app é útil para modificar um screenshot, seja para destacar ou esconder algum aspecto, além de enviá-lo para amigos.

Gratuito, o aplicativo está disponível apenas para celulares Android. Veja como utilizar as principais funções do ScreenMaster. Os procedimentos foram realizados num Xiaomi Mi A1 com Android O (8.0).

ScreenMaster: app permite a edição de capturas de tela (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Passo 1. Abra o ScreenMaster e toque em “Marcar Foto” para escolher uma imagem da galeria do celular.

... 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">

Escolha uma imagem para iniciar a edição (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 2. Com um print aberto no aplicativo, você verá cinco opções de edição. A primeira é “Cortar”. Selecione-a para fazer um recorte e dar um novo formato à imagem. Use o quadro que irá surgir ao redor do screenshot para ajustar o enquadramento e o tamanho desejado.

Função permite cortar os prints (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 3. Você também pode acessar a opção "Forma" para alterar o formato do print. Nessa seção, use os controles para escolher a proporção e o formato, além de girar ou espelhar a imagem. Quando atingir o resultado desejado, confirme com o botão no canto inferior direito.

Selecione a área a ser recortada e confirme (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 4. A próxima opção é “Texto", para escrever algo sobre a imagem. Ao selecioná-la, uma caixa de texto irá aparecer no meio da tela. Toque para digitar o que quiser. Se necessário, arraste a caixa para reposicioná-la.

Usuário pode adicionar textos (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 5. Use os controles para ajustar o texto. É possível alterar o tamanho, a formatação (como negrito, itálico e sublinhado) e as cores. O app permite adicionar fundo, contorno e sombra. Confirme quando estiver satisfeito.

Formate o texto como desejar (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 6. Alguns emojis estão disponíveis na seção “Adesivo”. Você pode escolher na aba “Básicos”, que tem sinais e símbolos simples, ou em “Emoções”, que oferece as carinhas mais comuns. Basta clicar no adesivo desejado e ajustar seu tamanho e posição na caixinha verde ao seu redor. Quando finalizar, confirme.

Outro recurso é a adição de adesivos (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 7. Caso queira esconder alguma parte do print, utilize a função “Mosaico”. Você pode pixelar a imagem ou aplicar um efeito blur, que borra a área escolhida. O app permite a seleção de uma área de forma retangular ou a aplicação à mão livre.

Use os efeitos de blur ou pixelização para esconder partes (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 8. Use o botão com uma gota para decidir a intensidade do blur ou dos pixels, e o botão com um círculo para ajustar o tamanho do pincel. Confirme a edição.

Para ajustar os efeitos, use os controles da seção Mosaico (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 9. Por fim, com o recurso “Desenho”, o usuário pode desenhar à mão livre e adicionar setas, retângulos e círculos. Ainda pode destacar uma área circular com efeito de lupa, que aumenta a parte selecionada.

Ferramenta permite desenho a mão livre (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 10. Para alterar o tamanho, a opacidade e a cor das linhas, use o primeiro botão do painel. Confirme ao finalizar.

Também dá para inserir setas, retângulos e círculos (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 11. Quando concluir toda a edição de uma captura de tela, clique em “Avançar”, no canto superior direito. Em alguns segundos, o app vai processar a nova imagem e oferecer várias opções. Toque no botão “Salvar” para guardar o print editado na galeria do smartphone ou escolha as demais opções para compartilhar com outros apps e redes sociais.

Ao terminar a edição, salve ou compartilhe a imagem (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 8. Outra funcionalidade presente no ScreenMaster é a união de duas ou mais imagens. De volta à tela inicial do app, acesse “Costurar Foto”. Em seguida, selecione os prints ou fotos que quiser, em ordem, e clique em “Aplicar”.

Outra funcionalidade do app é fazer colagens (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 9. O software irá empilhar as imagens, fazendo uma colagem. Use os botões “Ordenar” e “Adicionar” para reorganizar a montagem ou acrescentar mais alguma imagem. Quando terminar, vá em em “Salvar”. Exatamente como no passo anterior, você poderá armazenar e compartilhar a nova imagem.

Salve ou compartilhe a montagem (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Android Oreo: chega para quais celulares? Usuários respondem no Fórum Tech Tudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.