Os notebooks da Acer, assim como de outras marcas, estão sujeitos a diversos tipos de problemas que os impedem de ligar corretamente. As causas são as mais variadas possíveis, indo desde uma falha simples de ser solucionada, como sistema operacional corrompido ou fonte de alimentação com defeito, até placa-mãe, tela ou disco rígido queimados.

Antes de levar o seu laptop em uma assistência técnica, confira oito medidas que podem ajudar a ligar o portátil da Acer. É importante ressaltar que algumas dicas podem ser realizadas pelo próprio usuário, enquanto outras requerem conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

1. Verifique a fonte de alimentação

O primeiro passo é verificar se o carregador do notebook está funcionando. A fonte utilizada deve ser a original do dispositivo para evitar problemas de compatibilidade e queima do equipamento. Ligue o carregador em outra tomada e verifique se todos os plugues estão bem encaixados, tanto o fio da fonte quanto a conexão com o computador.

Verifique se o LED da fonte acende ou não (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Outra dica interessante é conferir se a a luz de indicação, caso exista, está acendendo. Se não estiver, o problema pode estar na fonte de alimentação. Nesse caso, o recomendado é ter outro carregador compatível para realizar testes e descartar essa hipótese. Lembre-se de verificar se as especificações de entrada, saída e tensão da fonte emprestada são as mesmas da original.

2. Faça um reset forçado

Alterações acidentais na BIOS, atualização incompleta e energia elétrica estática armazenada na bateri

... a podem ser alguns dos fatores responsáveis pelo notebook da Acer não ligar corretamente. Isso, normalmente, está atrelado aos casos em que o dispositivo acende a luz mas não liga. Para confirmar se esse é o problema e então resolvê-lo, siga os passos a seguir:

Passo 1. Desconecte o carregador do notebook e todos os periféricos, como mouse, fone de ouvido e pen drives. Em seguida, remova a bateria;

Remova a bateria e todos os periféricos (Foto: Daniele Starck/TechTudo)

Passo 2. Agora, mantenha o botão liga/desliga pressionado por cerca de 30 segundos e solte;

Pressione o botão liga/desliga por 30 segundos antes de religar (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 3. Encaixe a bateria e o carregador em seus respectivos lugares e tente ligar o notebook Acer normalmente.

3. Teste a bateria

O problema também pode estar relacionado à bateria do portátil. Em alguns casos, o componente perde toda a carga ou apresenta defeitos, como superaquecimento e curto-circuito. Esse problema é comumente visto em notebooks que não ligam e nem carregam, ou em máquinas que não acendem os LEDs.

Existem duas formas de confirmar essa hipótese. A primeira é testando outra bateria no laptop, com a mesma voltagem e capacidade. Já a segunda consiste em remover o componente e conectar apenas o cabo de energia. Se em qualquer um dos testes o computador iniciar normalmente, significa que a bateria provavelmente está com defeito, sendo necessário a troca do componente.

4. Examine a tela

Verifique se a tela do notebook Acer não está com defeito (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo )

Um problema comum em notebooks é a tela. O componente pode apresentar defeitos no cabo flat ou até mesmo no próprio display, o que dá a impressão de que o laptop não está ligando. Entretanto, o computador está iniciando e funcionando normalmente, apenas não liga a tela e nem reproduz imagem. Para descobrir se esse é realmente o problema, conecte o dispositivo via cabo HDMI ou VGA a um monitor externo e ligue a máquina.

5. Disco rígido com defeito

Outro problema que pode fazer com que o seu notebook não ligue é o disco rígido (HD) danificado. Por se tratar de um hardware sensível, ele pode apresentar defeitos em suas peças mecânicas e impedir que o laptop leia todos os arquivos do sistema operacional. Caso o problema seja o HD, o computador ligará e mostrará uma tela preta com escritas em inglês – normalmente "no bootable device". Nesse caso, será necessário levar o disco rígido em uma assistência técnica para consertá-lo ou realizar a troca por um novo.

O notebook pode apresentar problemas de inicialização por causa do HD (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

6. Outros problemas de hardware

Além dos problemas de hardwares citados acima, existem outros que podem impedir a inicialização correta do notebook da Acer, como defeitos na memória RAM, na bateria do CMOS, na placa do sistema e falhas no processador. Esses problemas são identificados por apitos bem altos ao tentar ligar o dispositivo, sendo que cada um indica uma falha específica. Leia este outro tutorial para descobrir o significado dos alertas sonoros.

7. Sistema operacional corrompido

O problema mais frequente em notebooks é o sistema operacional corrompido. Geralmente, isso acontece após um desligamento forçado, atualização incompleta ou quedas de energia. A falha é comum em computadores que ligam e mostram a logo da fabricante, porém não iniciam. A solução é tentar recuperar o sistema por meio das próprias ferramentas da plataforma. Para isso, pressione repetitivamente a tecla F8, enquanto o computador liga, e clique sobre a opção "Restauração do sistema" ou algo semelhante.

Inicie a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Outra dica, caso a anterior não funcione, é reinstalar o sistema operacional do zero. Acesse este tutorial para você aprender como criar uma imagem de instalação do Windows 10. Em seguida, conecte o pen drive ao notebook defeituoso e ative o boot via USB para iniciar o processo de instalação do sistema.

8. BIOS

Falha na BIOS também pode ser o responsável por seu notebook da Acer não ligar. Alterações acidentais, sejam na ordem de boot, nas configurações ou em tarefas básicas do firmware podem impedir a inicialização do sistema ou até mesmo o reconhecimento correto das peças do laptop. O ideal é restaurar as configurações de fábrica da BIOS. Veja como fazer isso neste tutorial.

Como saber qual melhor notebook pra comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.