O aplicativo Medisafe é uma ótima opção para usuários regulares de medicamentos receberem lembretes no celular. O usuário pode cadastrar o remédio, definir dias e horários, além de registrar dosagem e até um diário de relatos sobre os efeitos da medicação. O software, disponível para Android e iPhone (iOS), conta ainda com um lembrete de reabastecimento, que avisa quando o medicamento está chegando ao fim e precisa ser reposto.

Veja, no tutorial abaixo, como usar as ferramentas de lembrete do Medisafe para não esquecer de tomar remédios. O procedimento foi realizado em um Galaxy S8 rodando Android 8 Oreo.

Medisafe avisa a hora para tomar remédios (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o Medisafe. O aplicativo não requer cadastro para usar. Toque em “Comece Agora” e depois em “Adicionar Medicação”.

... 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">

Adicione um medicamento ao Medisafe (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O Medisafe identifica nomes e compostos de medicação automaticamente ao digitar alguns caracteres, mas apenas em inglês. Para usar a nomenclatura em português é preciso inserir manualmente. Nomeie o remédio e indique horário e frequência de ingestão.

Cadastre o remédio e o horário do lembrete (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Expanda a janela de agendamento para obter mais opções de horários. É possível, por exemplo, definir o número exato de dias para tomar a medicação.

Agende lembretes personalizados no Medisafe (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao avançar, o aplicativo permite selecionar o formato e cor do comprimido para facilitar a identificação. Toque em “Mais opções” para acessar o menu “Instruções” e preencher mais detalhes, como “tomar antes das refeições”.

Inclua instruções de administração do remédio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em “Lembrete de reabastecimento”, informe o número de comprimidos disponíveis e programe um alerta para avisar quando o pote estiver chegando ao fim. Toque em “Feito” para salvar. Na sequência, o app mostra a lista de medicamentos. Toque no botão de “Mais” para adicionar mais remédios.

Crie um lembrete no Medisafe para repor medicação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. No horário programado, o Medisafe emite um alerta em tela cheia no celular. Tome o remédio e toque em “Tomar” para gravar a informação. O app usará o dado para atualizar o registro de comprimidos restantes. Caso não seja possível tomar na hora, toque em “Adiar” e selecione um prazo para ser lembrado novamente.

Registre a ingestão do medicamento no Medisafe (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. O lembrete de reabastecimento é mais discreto. Toque no alerta para adicionar mais unidades do remédio no controle do Medisafe.

Anote no Medisafe quando um medicamento for reposto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quais são os melhores aplicativos de saúde? Usuários respondem no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.