Editores de texto online são úteis pois criam documentos sem depender de baixar programas no computador. Muitos sites oferecem esse serviço de graça, incluindo a Microsoft, que disponibiliza uma versão completa do Word no navegador, muito parecida com o programa original do Pacote Office. Google Docs, Graphite, entre outras opções menos famosas, completam a lista de cinco editores grátis para usar online.

Essas plataformas permitem salvar os documentos em formato compatível com o Word, em PDF ou enviá-los por e-mail. Alguns deles oferecem ainda o compartilhamento online com os amigos para criar um arquivo colaborativo ou contam com formatação ABNT para trabalhos acadêmicos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google Docs

Google Docs é o editor de textos online do Google (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

O Google Docs é grátis e conta com muitas ferramentas para a edição de texto. Para customizar um documento, o Docs permite adicionar fotos, links, gráficos e tabelas, sincronizar notas do Google Keep. É possível também compartilhar o arquivo com amigos, que podem visualizar as edições em tempo real e adicionar comentários, criando um texto colaborativo. Entre as ferramentas disponíveis, estão um contador de palavras e um sistema de digitação por voz.

Ao final das edições, é possível salvar arquivos em formato PDF ou “.doc”, utilizado pelo Word, e ainda sincronizá-los com o Google Drive. Para utilizar o Google Docs, é

... preciso informar dados de login do Google.

2. Word Online

Word tem versão online muito parecida com programa para computador (Foto: Divulgação/Microsoft)

O editor de textos da Microsoft tem uma versão Web completa que permite sincronização direta com o OneDrive à medida que o documento é editado. O Word Online tem layout muito parecido com o programa para PC, e oferece basicamente as mesmas ferramentas de edição do software, como estilos de textos, inserção de fotos e links, além de serviço de revisão e comentários.

O Word Online também dispõe de modelos prontos de materiais gráficos, como currículos, cartões, folhetos e relatórios, para uma edição rápida. É possível salvar os arquivos em PDF e em “.doc”, e compartilhar com os amigos através de links ou convites via e-mail.

3. Graphite

Editor Graphite permite criar arquivos de texto online (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Com uma interface simples e fácil de usar, o Graphite é um editor de textos básico e online. Apesar de poucas opções de ferramentas de edição (são apenas três tipos de fonte, por exemplo), ele permite criar arquivos completos de forma rápida através de um layout limpo e agradável. É possível adicionar listas, alterar a disposição do texto e incluir links, citações, fotos e vídeos. Ao final, o usuário pode baixar o arquivo em formato “.doc”, do Word. Um ponto negativo do Graphite é o idioma: ele não tem versão em português. Além disso, para acessá-lo, é preciso ter uma conta no Blockstack.

4. FastFormat

FastFormat tem ferramentas completas para a edição dos textos acadêmicos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: FastFormat tem ferramentas completas para a edição dos textos acadêmicos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))

O FastFormat é um editor online voltado para criação de trabalhos acadêmicos, como TCCs, artigos científicos e projetos de pesquisa, que formata o texto automaticamente de acordo com as regras vigentes da ABNT. A plataforma tem modelos prontos de toda a estrutura dos trabalhos, como capa, resumo, dedicatória e capítulos, deixando para o usuário apenas a tarefa de inserir os textos. É possível acessar o site utilizando os dados do Google ou do Facebook, além de informar seu grau de instrução, como “Ensino Médio”, “Graduação” e “Pós-graduação”. Ao final, o arquivo pode ser compartilhado por e-mail ou baixado em PDF ou em formato “.doc”.

5. OnlyOffice

OnlyOffice é editor de textos online completo (Foto: Divulgação/OnlyOffice)

O OnlyOffice (onlyoffice.com/pt) é um editor online que tem muitas ferramentas de personalização dos documentos. O site permite formatar os textos, inserir fotos, gráficos e formas geográficas, além de vídeos do YouTube e plugins do WordPress, ideais para documentos que serão reproduzidos apenas no computador, e não impressos. É possível inserir equações matemáticas complexas, comentários e um chat online para criação colaborativa. Apesar de o site ser em inglês, ele reconhece o idioma português do texto digitado.

Por que Outlook pede senha o tempo todo? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.